•  
     

Robô-aranha pode abrigar base móvel para astronautas na Lua



Robô-aranha pode abrigar base móvel para astronautas na Lua

Projeto inspirado na ficção científica pode ser usado em missões lunares do futuro.
Com pernas de seis metros de altura, robô levaria base dos astronautas nas costas.

Não, apesar da cara, essa aranhona gigante na foto abaixo não é um vilão robótico de um novo filme de super-heróis. É, na verdade, uma plataforma ambulante onde deve ser montada uma base de operações de astronautas na Lua. A novidade, que parece ter vindo direto de algum romance de ficção científica, foi divulgada pela revista norte-americana “New Scientist”.
Um dos robôs protótipos que estão sendo testados pela Nasa.jpg
O ATHLETE (sigla em inglês para Explorador Extra-Terrestre de Seis Pernas para Todo Terreno) seria capaz de abrigar uma base lunar de até 15 toneladas e levá-la para onde fosse necessário a uma velocidade média de 10 km/h. Assim, os astronautas não ficariam presos em uma só área da Lua e poderiam pesquisar onde fosse mais interessante, como nômades espaciais.

Com 7,5 metros de diâmetro e 6 metros em cada perna, o robô seria controlado tanto pelos astronautas no satélite quanto pelo controle de missão, na Terra. A energia viria de painéis solares.

O conceito elaborado pelos engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa, já foi explorado em dois livros de ficção científica, o “The Killing Machine”, de Jack Vance, e “Conventry”, de Robert Heinlein.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0, ... A+LUA.html
 


Óó Que Legal.....
Baratinho deve se o robozinho né..









Acemprol_com.gif
 


quero mais imagens da lua.
Página inicial