•  
     

O terror da Inquisição



A INQUISIÇÃO E SUA “LEYENDA NEGRA“

Desideologização e revisão histórica

Infelizmente, ainda hoje, pessoas com a mentalidade formada pelo professor do Ensino Médio, que falava abobrinhas e uma porção de besteiras sobre a Inquisição continuam difundindo os velhos chavões sobre a Inquisição, sem levar em consideração a desideologização do assunto, e os recentes estudos históricos. Quem não leva isso em consideração não passa de palpiteiro.

Grande especialista no assunto, Agostino Borreomeo, afirma que os pesquisadores têm os elementos necessários para fazer uma história da Inquisição sem cair em preconceitos negativos ou na apologética propagandista. Borromeo foi o coordenador do livro «Atas do Simpósio Internacional “A Inquisição”» de onde tirei diversas citações para este artigo. No volume, Agostino Borromeo, recolhe as palestras de um congresso internacional que reuniu ao final de outubro de 1998, historiadores universalmente reconhecidos especializados em tribunais eclesiásticos.

«Hoje em dia — afirmou em uma coletiva de imprensa de apresentação do livro, o professor da Universidade «La Sapienza» de Roma – os historiadores já não utilizam o tema da Inquisição como instrumento para defender ou atacar a Igreja». Diferentemente do que antes sucedia, acrescentou o presidente do Instituto Italiano de Estudos Ibéricos, «o debate se encaminhou para o ambiente histórico, com estatísticas sérias».

O especialista constatou que, à «lenda negra» criada contra a Inquisição em países protestantes, opôs uma apologética católica propagandista que, em nenhum dos casos, ajudava a conseguir uma visão objetiva. Isto se deve, entre outras coisas — indicou –, ao «grande passo adiante» dado pela abertura dos arquivos secretos da Congregação para a Doutrina da Fé (antigo Santo Ofício), ordenada por João Paulo II em 1998, onde se encontra uma base documental amplíssima.

Borromeu ilustrou alguns dos dados possibilitados pelas «Atas do Simpósio Internacional “A Inquisição”». A Inquisição na Espanha que era dirigida pelos Reis, afirmou, em referência ao tribunal mais conhecido, celebrou entre 1540 e 1700, 44.674 juízos. Os acusados condenados à morte foram 1,8%.

Pelo que se refere às famosas «caçadas de bruxas», o historiador constatou que os tribunais eclesiásticos foram muito mais indulgentes e humanos que os civis . Dos 125.000 processos de sua história, a Inquisição espanhola condenou à morte 59 pessoas. Na Itália, acrescentou, foram 36 e em Portugal 4. “Ao contrário do que se divulga, o número de pessoas condenadas a pena máxima era muito pequeno. “

Borromeo ainda afirma que muitas vezes os condenados eram executados em efígie (categoria da justiça penal medieval), isto é, onde bonecos eram queimados para representar aqueles que foram condenados à revelia. Tais penas, segundo o direito penal vigente na época eram chamadas de penas substitutivas, isto é, as haviam penas que eram executadas em efígies. Uma vez que a pessoa do condenado não era encontrada, ou tinha fugido, desaparecido ou se suicidado, fazia-se uma efígie, aplicando-se nela a pena.

Relata V. Hentig que ”o castigo em efígie desempenhou importante papel no processo inquisitorial espanhol. Lemos que a Inquisição condenou à morte na Espanha, entre 1481 e 1809, 31.912 pessoas, das quais foram executadas em efígie 17.659”

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/index.shtml



ALGUMAS AFIRMAÇÕES DOS ESPECIALISTAS

“Portanto, contrariamente ao que se pensa, apenas uma pequena porcentagem do procedimento inquisitorial se concluía com a condenação à morte.” (Adriano Garuti, La Santa Romana e Universale Inquisizione, p. 415 in L´Inquisizione, Atti del simpósio internazionale. Cittá del Vaticano, 2003)

“A inquisição podia haver causado um holocausto de bruxas nos países católicos do Mediterrâneo, mas a história demonstra algo muito diferente, a Inquisição foi aqui a salvação de milhares de pessoas acusadas de um crime impossível.” (Gustav Henningsen, La inquisición y las brujas, p. 594. L´Inquisizione, Atti del simpósio internazionale. Cittá del Vaticano, 2003)



“A documentação correspondente a Idade Moderna, ao contrário das fontes correspondentes ao medievo, é tão abundante, que nos permite com grande segurança calcular o número de bruxas queimadas pela inquisição. As cifras, por inesperadas, resultam assombrosas. Para Portugal é 4. Para Espanha, 59, para Itália, 36.” (Gustav Henningsen, La inquisición y las brujas, p. 582. L´Inquisizione, Atti del simpósio internazionale. Cittá del Vaticano, 2003)

“Sua exagerada suposição de que o santo Ofício, nesses dois séculos (XV-XVI), havia queimado a 30.000 bruxas, faz tempo que deixou de ser levado em consideração pela ciência.” (Gustav Henningsen, La inquisición y las brujas, p. 576)

“Não foi a Inquisição quem iniciou a perseguição às bruxas, senão a justiça civil nos Alpes e na Croácia” (Gustav Henningsen, La inquisición y las brujas, p. 576.L´Inquisizione, Atti del simpósio internazionale. Cittá del Vaticano, 2003)

“O certo é que, ao contrário do que comumente se crê, as perseguições de bruxas não se deveram a iniciativa da Igreja, foram manifestação de uma crença popular, cuja bem documentada existência se remonta a mais remota antiguidade.” (Gustav Henningsen, La inquisición y las brujas, p. 568. L´Inquisizione, Atti del simpósio internazionale. Cittá del Vaticano, 2003)

“Dos processos que se vão publicando e também das biografias de inquisidores que vão aparecendo, se pode constatar que estes eram em geral pessoas com uma formação jurídica elevada e que suas atuações foram muito majoritariamente conforme ao direito, ainda que houvesse sem dúvida abusos.” (Arturo Bernal Palácios, El estatuto jurídico de la Inquisición, p. 152. L´Inquisizione, Atti del simpósio internazionale. Cittá del Vaticano, 2003)

“De todas as formas, o direito inquisitorial neste ponto é um direito privilegiado como bem escreveu o professor Enrique Gacto, já que contém sanções mais benignas que as do direito penal ordinário ou secular, em que o delito de heresia é reprimido inapelavelmente com a pena de morte. Mas o réu de heresia, resgatado pela jurisdição inquisitorial, tem aberta uma via que lhe permite escapar a esta sanção máxima e, com efeito, a evita sempre que confesse e manifeste seu arrependimento de forma suficiente.” (Arturo Bernal Palácios, El estatuto jurídico de la Inquisición, p. 140. L´Inquisizione, Atti del simpósio internazionale. Cittá del Vaticano, 2003)

“A pena de morte foi impregada não somente na inquisição, mas praticamente em todos os outros sistemas judiciários da Europa.(…) O professor Tedeshi afirma: ‘tenho a convicção de que as futuras investigações demonstrarão que a pena capital foi usada com menor freqüência e com mais respeito pela dignidade humana nos tribunais do Santo Ofício do que nos civis.’” (Adriano Garuti, La Santa Romana e Universale Inquisizione, p. 417. L´Inquisizione, Atti del simpósio internazionale. Cittá del Vaticano, 2003)

“Em uma época em que o uso da tortura era geral nos tribunais penais europeus, a Inquisição espanhola seguiu uma política de benignidade e circunspeção que a deixa em lugar favorável se se compara com qualquer outra instituição. A tortura era emprega somente como último recurso e se aplicava em pouquíssimos casos.” (Henry Kamen, La Inquisición Española: una revisión histórica. Barcelona: Crítica, 2004, p. 184)

“As cenas de sadismo que descrevem os escritores que se inspiraram no tema possuem pouca relação com a realidade” (Henry Kamen, La Inquisición Española: una revisión histórica. Barcelona: Crítica, 2004, p. 185)

“Em comparação com a crueldade e as mutilações que eram normais nos tribunais seculares, a Inquisição se mostra sob uma luz relativamente favorável; este fato, em conjunção com o usual bom nível da condição de seus cárceres, nos faz considerar que o tribunal teve pouco interesse pela crueldade e que tratou de temperar a justiça com a misericórdia.” (Henry Kamen, La Inquisición Española: una revisión histórica. Barcelona: Crítica, 2004, p. 187)

“O número proporcionalmente pequeno de execuções constitui um argumento eficaz contra a leyenda negra de um tribunal sedento de sangue.” (Henry Kamen, La Inquisición Española: una revisión histórica. Barcelona: Crítica, 2004, p. 197)

“As fontes históricas demonstram muito claramente que a Inquisição recorria à tortura muito raramente. O especialista Bartolomé Benassa, que se ocupou da Inquisição mais dura, a espanhola, fala de um uso da tortura “relativamente pouco frequente e geralmente moderado, era o recurso à pena capital, excepcional depois do ano 1500″. O fato é que os inquisidores não acreditavam na eficácia da tortura. Os manuais para inquisidores convidavam a que se desconfiasse dela, porque os fracos, sob tortura, confessariam qualquer coisa, e nela os “duros” teriam persistido facilmente. Ora, porque quem resistia à tortura sem confessar era automaticamente solto, vai de si que como meio de prova a tortura era pouco útil. Não só. A confissão obtida sob tortura devia ser confirmada por escrito pelo imputado posteriormente, sem tortura (somente assim as eventuais admissões de culpa podiam ser levadas a juízo). (Rino Camilleri,.La Vera Storia dell ´Inquisizione, Ed Piemme, Casale Monferrato, 2.001, p.p. 46-47).
 


Gostaria aqui de ser breve, mas teor do assunto é de tal ordem que nos causa ou o ódio ou o amor! Como sou católico apostólico romano sinto-me na obrigação, pela caridade, somar com mais informações.

Prezado Anderson há muito tempo, 2000 mil anos, nós católicos somos alvo de calúnia e difamação, perseguição e mortes por aqueles que tem a pretensão de se apresentar como se fossem nós mesmos. Isto mesmo! Os anticatólicos (todos protestantes) dos milhares de naipes e nuances, seja reformadores, maçons, espíritas, budistas, "crentes", "evangélicos", "irmãos" em Cristo, etc...! Todos estes, querem e invejam ser os primeiros a pregar a Verdade. De pretensão em pretensão o Judiciário já quase não anda!

Todos os protestantes tem como pai o "grande" Lutero. O "grande" reformador de 1517. O "santo" corajoso que denunciou os "erros" da Igreja Católica naquela época. Todos os protestantes tem um grande dilema:

Dizem que só seguem a Bíblia, mas na própria Bíblia não se encontra este princípio. A não ser que eles tenham adulterado as Escrituras Sagradas.

Dizem que seguem o princípio do livre exame da Bíblia, onde cada um pode e deve ler a Bíblia sem qualquer auxílio, pois nessa hora o Espírito Santo vem e interpreta para cada um a verdade. Isto é, toda interpretação de cada "papa" protestante é inquestionável. Aceitam assim todas as interpretações. Mas só não aceitam justamente a única correta, a católica, que é aquela que eles odeiam por ser extamente a que desmacara a deles! Só a interpretação católica não é inspirada pelo Espírito Santo. Eles fingem que desconhecem a passagem católica da hierarquia na Igreja em Atos 8, 17ss, quando o servo da rainha de Candance, embora lendo o texto sagrado, pede a Filipe que lhe explique (interprete) esta passagem das Escrituras. Ora, por quê Espirito Santo não interpretou diretamente esta passagem para o eunuco? Por quê o Espírito Santo teve que "incomodar" o santo apóstolo Filipe para explicar o texto para o eunuco? Se houvesse o livre exame da Bíblia por quê o eunuco teve de esperar a autoridade de Filipe? Eis a resposta:

São Filipe representa a Igreja, é seu Bispo. O eunuco somos todos nós fiéis que, pela sabedoria, paciência e humildade, reconhecemos e desejamos a autoridade infalível da Igreja, pelo poder que o próprio Deus Jesus Cristo constituiu. Não tem como negar isso! É pegar ou largar! "Quem não junta Comigo desperdiça"!

"Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal". (2Pd 1,20)

"Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras". (2Pd 3,16)

Toda a filosofia protestante se baseia na oposição a Igreja Católica, única verdadeira. O que a Igreja Católica afirma, os protestantes e os demais anticatólicos negam! O que a Igreja Católica nega, eles afirmam! Isto é verdade ou não?

E vocês acham que eu vou esperar que os protestantes reconheçam isto? O orgulho é muito grande! Só a graça de Deus pra lhes amolecer o coração.

Bem disse Dom Estêvão Bettencourt: "O protestantismo é fruto concebido dentro da mentalidade subjetivista e antropocêntrica do Renascimento". Corretíssimo!

O próprio D. Estêvão tem um texto que responde sobre uma acusação demoníaca que os protestantes chamam a Santíssima e divina Eucaristia de "Biscoito da Morte". Nesse texto ele diz que o subjetivismo na interpretação protestante é tal que em 1577, apenas decorridos 60 anos da "reforma" de Lutero, São Roberto Belarmino dizia ter aparecido um livrinho com duzentas interpretações dos protestantes as palavras "Isto é o meu corpo"!É olhem que Jesus Cristo disse "Isto é"! Ele não disse: Isto representa, ou parece que é, simboliza, é como se fosse...e por aí vai o protestantismo.

E olhem que Jesus Cristo já havia nos alertado sobre a fé em São João 6, 52ss, quando afirmou:

"A minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida". (Jo 6,55).

Veja bem que Ele disse afirmando "é verdadeiramente"! Ele não disse representa, parece, siboliza...

O mais engraçado é que os protestantes jamais cumprem como o que pregam! Porquê dizem que "só seguem a Bíblia", mas usam outras "bíblias" para acusar a verdadeira e única Igreja de Cristo, a Católica Apostólica Romana.

Dizem eles que "só seguem a Bíblia"! Mas na verdade o que vemos é que só cegam a Bíblia! E eu peço a eles para o seu próprio bem que sosseguem com a Bíblia!


Em uma palavra, o protestantismo é a revolta que volta!

Despeço-me deixando um alerta oportuno do próprio pai do protestantismo, Lutero. Eis a grande profecia dele:

A Profecia de Martinho Lutero

“A mentira é como a bola de neve; quanto mais _____ mais aumenta”

"Este não quer o batismo, aquele nega os sacramentos; há quem admita outro mundo entre este e o juízo final, quem ensina que Cristo não é Deus; uns dizem isto, outros aquilo, em breve serão tantas as seitas e tantas as religiões quantas são as cabeças"

Martinho Lutero
(In. Weimar, XVIII, 547 ; De Wett III, 6l)

"Se o mundo durar mais tempo, será necessário receber de novo os decretos dos concílios católicos a fim de conservar a unidade da fé contra as diversas interpretações da Escritura que por aí correm"
Martinho Lutero
(Carta de Lutero à Zwinglio In. Bougard,
Le Christianisme et les temps presents, tomo IV (7), p.289)

“Tu o disseste” (Jesus Cristo)



"Há sessenta rainhas, oitenta concubinas, e inumeráveis jovens mulheres; uma, porém, é a minha pomba, uma só a minha perfeita; ela é a única de sua mãe, a predileta daquela que a deu à luz. Ao vê-la, as donzelas proclamam-na bem-aventurada, rainhas e concubinas a louvam." (Ct 6, 8s)

Quem seria essa "pomba" perfeita? Seria a Igreja Católica ou seriam assssss igrejassss protestantesssss? Mas Jesus Cristo não pode ser adúltero. Por isso Ele mesmo diz e afirma: "Edificarei a "minha" Igreja"! Ele não diz: "As minhas igrejas"! Mas se a Igreja Católica é a única, então as protestantes são todas concubinas!

Outra profecia de Jesus Cristo:

"Todo reino dividido contra si mesmo será destruído. Toda cidade, toda casa dividida contra si mesma não pode subsistir". (Mt 12,25)

Mas onde se dá esta maldição que Nosso Senhor admoestou-nos?

Onde vemos esta divisão? No Catolicismo ou no Protestantismo?

Você decide!

Eis a prova do subjetivismo protestante: veja a lista de nomes de igreja protestantes brasileiras. De repente a sua, que você quer inventar ou vai "fundar" ou afundar já tem algum pastorzinho que pode sair dessas aí. Que tal convidá-lo para "montar" mais uma concubina?

Veja se sua "igreja" encontra-se nessa lista abaixo! Parece piada! Imagine que esta lista já super defasada! A registro protestante que afirma que no mundo, até o ano 2005, havia mais de 60 mil denominações evangélicas.

Frutos do "Livre Exame" Protestante

Pra quem não sabe, o livre exame, é uma das teses do herege Lutero, que o mesmo inventou em sua revolta contra a Igreja de Jesus Cristo. Dentre outras teses, e resumidamente falando sobre esta (o livre exame), ele ensina que todo cristão é inspirado pelo Espírito Santo ao ler a Sagrada Escritura, e que não precisa de ninguém que o oriente e que cada interpretação dali retirada é válida (pelo fato deste estar “inspirado” pelo Espírito Santo). Ora, sabemos que o Espírito Santo não se contradiz (isso é impossível para Deus), então por que será que cada denominação protestante (pra dizer seita protestante mesmo) tem sua própria interpretação da Bíblia e cada uma diferente das outras? Será que o Espírito Santo se contradiz, ou será que o espírito que anima a interpretação dos protestantes não é o Santo? E se não é o Espírito Santo, de quem é o espírito que gera dúvidas, erros e divisões?
A única Instituição que tem autoridade para interpretar as Sagradas Escrituras é o Magistério Vivo da Igreja Católica, autoridade instituída pelo Próprio Fundador desta Igreja, confira:
“16. Os onze discípulos foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado. 17. Quando o viram, adoraram-no; entretanto, alguns hesitavam ainda. 18. Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. 19. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 20. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”. (Mt28, 16-20).
Note que Jesus repassa esta autoridade não para todos os seus discípulos, mas sim para os seus apóstolos: “Os onze discípulos foram para a Galiléia“, note também que Ele faz questão de dizer: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra“, e repassa essa autoridade aos apóstolos: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações“. E esta mesma Igreja, fundada por Nosso Senhor em sua total doação na Cruz, mantém até hoje este Magistério Vivo, o Depósito da Fé, do qual muitos tentaram depredar (como Lutero, por exemplo), mas que se mantém intacto graças a promessa do próprio Jesus: “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt16, 18 - sublinhados meus).
Mas voltando as seitas protestantes, veja qual é o fruto do livre exame deles, veja o que o espírito que os anima causou. Leia a lista de algumas denominações (retiradas do sítio Montfort e de sua responsabilidade):
Listas de nomes de igreja protestantes brasileiras
Assembléia De Deus Com Doutrinas E Sem Costumes (Rio De Janeiro - RJ)
Associação Evangélica Fiel Até Debaixo D’água
Bola De Neve Church (Esta garante que vai para o Abismo)
Catedral Evangélica Pentecostal Do Grande Deus (Bragança Paulista - SP)
Comunidade Arqueiros De Cristo
Comunidade Do Coração Reciclado
Comunidade Evangélica Shalom Adonai, Cristo!
Comunidade Porta Das Ovelhas
Congregação Anti-Blasfêmias
Congregação J.A.T. (Jesus Ama A Todos)
Cruzada De Emoções
Cruzada Do Poder Pleno E Misterioso
Cruzada Evangélica Do Ministério De Jeová, Deus Do Fogo
Cruzada Evangélica Do Pastor Waldevino Coelho, A Sumidade
Igreja “A” De Amor
Igreja “Eu Sou A Porta”
Igreja A Fé De Gideão
Igreja A Serpente De Moisés, A Que Engoliu As Outras (Rio De Janeiro - RJ)
Igreja Aceita A Jesus
Igreja Assembléia De Deus Dos Remanescentes (Petrolina - PE)
Igreja Atual Dos Últimos Dias (Araras - SP)
Igreja Automotiva Do Fogo Sagrado
Igreja Batista A Paz Do Senhor E Anti-Globo
Igreja Batista Coluna De Fogo (Belo Horizonte - MG)
Igreja Batista Incêndio De Bênçãos
Igreja Batista Ô Glória!
Igreja Batista Ponte Para O Céu
Igreja Batista Renovada Lugar Forte
Igreja C.R.B. (Cortina Repleta De Bênçãos)
Igreja Caverna De Adulão
Igreja Cenáculo De Oração Jesus Está Voltando
Igreja Chave Do Éden
Igreja Comunidade Porta Das Ovelhas (Belo Horizonte - MG)
Igreja Cristã Pentecostal Universal Sarça Ardente (Cabreuva - SP)
Igreja Cristo É Show
Igreja Da Bênção Mundial Fogo De Poder
Igreja Da Cruz Erguida Para O Bem Das Almas
Igreja Da Oração Eficiente
Igreja Da Pomba Branca
Igreja Das Sete Trombetas Do Apocalipse
Igreja De Deus Assembléia Dos Anciãos (Itapecirica Da Serra - SP)
Igreja De Deus Da Profecia No Brasil E América Do Sul
Igreja De Deus Que Se Reúne Nas Casas (Itaúna - MG)
Igreja De Jesus Cristo No Universo (Porto Velho - RO)
Igreja De Novo Amanhã (Canoas - RSs)
Igreja Dekanthalabassi
Igreja Despertai Para Jesus (São Vicente - SP)
Igreja Do Amor Maior Que Outra Força
Igreja Do Evangelho Triangular No Brasil (Sertãozinho - SP)
Igreja Do Manto Branco
Igreja Dos Bons Artifícios
Igreja Dos Habitantes De Dabir
Igreja E.T.Q.B. (Eu Também Quero A Bênção)
Igreja Este Brasil É Adventista
Igreja Evangélica A Última Trombeta Soará (Contagem - MG)
Igreja Evangélica Abominação À Vida Torta
Igreja Evangélica Adão É O Homem
Igreja Evangélica Almas Para Cristo (Curitiba - PR)
Igreja Evangélica Assembléia De Deus Ministério Eis-Me Aqui (Nova Iguaçú - RJ)
Igreja Evangélica Assembléia Dos Primogênitos (João Pessoa - PB)
Igreja Evangélica Batista Barranco Sagrado
Igreja Evangélica Cenáculo De Oração Jesus Está Voltando (Brasília - DF)
Igreja Evangélica Cristã Pentecostal Jesus Pastor (Pouso Alegre - MG)
Igreja Evangélica Deus Pentecostal Da Profecia (São Mateus - ES)
Igreja Evangélica Do Monte De Oração
Igreja Evangélica Dos Hinos Maravilhosos
Igreja Evangélica Em Obra De Libertação (Rio De Janeiro - RJ)
Igreja Evangélica Explosão Da Fé (Belford Roxo - RJ)
Igreja Evangélica Facho De Luz (São Bernardo Do Campo - SP)
Igreja Evangélica Florzinha De Jesus
Igreja Evangélica Fonte De Milagres
Igreja Evangélica Internacional Soldados Da Cruz De Cristo (Rio De Janeiro - RJ)
Igreja Evangélica Luz No Escuro
Igreja Evangélica Ministério Cristão Fé E Palavra Pentecostal (Osasco - SP)
Igreja Evangélica Missão Celestial Pentecostal
Igreja Evangélica O Senhor Vem No Fim
Igreja Evangélica Pentecostal A Tenda Da Salvação (São José Do Rio Preto - SP)
Igreja Evangélica Pentecostal A Última Embarcação Para Cristo (São Paulo - SP)
Igreja Evangélica Pentecostal A Volta Do Grande Rei (Poços De Caldas - MG)
Igreja Evangélica Pentecostal Creio Eu Na Bíblia
Igreja Evangélica Pentecostal Creio Eu Na Bíblia (Uberlândia - MG)
Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe De Cristo (São Paulo - SP)
Igreja Evangélica Pentecostal Da Bênção Ininterrupta
Igreja Evangélica Subimos Com Jesus
Igreja Evangélica Universal Jesus Breve Vem (Vilhena - ES)
Igreja Evangélica Vida Profunda (Itaperuna - RJ)
Igreja Explosão Da Fé
Igreja Filho Do Varão
Igreja Jesus Está Voltando, Prepara-Te
Igreja Lugar Forte (São Paulo - SP)
Igreja Menina Dos Olhos De Deus
Igreja Palma Da Mão De Cristo
Igreja Pedra Viva
Igreja Pentecostal Alarido De Deus (Anápolis - GO)
Igreja Pentecostal Assembléia Dos Santos (Rio De Janeiro - RJ)
Igreja Pentecostal Barco Da Salvação (Mauá - SP)
Igreja Pentecostal Da Unificação Em Jesus Cristo (Rio De Janeiro - RJ)
Igreja Pentecostal Do Fogo Azul (Duque De Caxias - RJ)
Igreja Pentecostal Do Pastor Sassá (A Sassaricante…)
Igreja Pentecostal Esconderijo Do Altíssimo (Anápolis - GO)
Igreja Pentecostal Jesus Nasceu Em Belém (Belém - PA)
Igreja Pentecostal Jesus Vem E Vencerá Pela Fé (São Paulo - SP)
Igreja Pentecostal Jesus Vem Você Fica (São Paulo - SP)
Igreja Pentecostal O Poder De Deus É Fogo (Rio De Janeiro - RJ)
Igreja Pentecostal O Senhor Pelejará Por Vós (Santo André - SP)
Igreja Pentecostal Planeta Cristo (Uma igreja do outro mundo…)
Igreja Pentecostal Remidos Do Senhor No Brasil (Pimenta Bueno - RO)
Igreja Pentecostal Trombeta De Deus (Samambaia - DF)
Igreja Pentecostal Uma Porta Para A Salvação
Igreja Pentecostal Vale De Bênçãos
Igreja Primitiva Do Senhor (Campos - RJ)
Igreja Sinais E Prodígios
Igreja Socorrista Evangélica
Ministério Apascenta As Minhas Ovelhas
Ministério Eis-Me Aqui
Ministério Favos De Mel (Rio De Janeiro - RJ)
Ministério Maravilhas De Deus
Tabernáculo O Senhor É Meu Pastor (Santana Do Livramento - RS)
Templo Evangélico Da Sétima Trombeta (Rio De Janeiro - RJ)
*****
Por essas e outras, sabiamente já dizia Salomão que “o números de estúpidos é infinito“…( Sérgio Meneses - “Frutos do livre-exame - multiplicidade de igrejolas protestantes“ -
http://www.montfort.org.br/index.php?se ... e&lang=bra)
Que Deus nos abençoe e Maria nos guarde!
Moisés Gomes de Lima



"Quem tem ouvidos, ouça". (Mt 11,15)
 


Ao Moisés Gomes de Lima

Primeiro: Maria não guarda ninguém. Ela foi uma mulher abençoada e hoje repousa no Senhor. Somente isso.
Somente há um nome debaixo do Céu e acima do Céu que nos guarda e intercede por nós: Jesus Cristo:

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Segundo: que Igreja Santa seria essa que a séculos é adoradora de imagens e criou para colocou Maria em posição mais elevada ao Cristo e criou para si todo um panteão de deuses e semideuses (santos) imitando toda a mitologia grega/romana?
Que Igreja Santa é essa que ao longo dos séculos de vendeu por dinheiro, ouro, pedras preciosas?
Que Igreja Santa é essa que mandou matar inocentes ao longo dos séculos e se calou para o nazismo, bem como em seu seio abriga até hoje homens sodomitas e pedófilos?

Vejamos que o Livro do Apocalise fala sobre uma grande prostituta (prostituta é uma mulher/noiva que se corrompeu e se vendeu):

Apocalipse 17:
1 Veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;
2 com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam sobre a terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição.
3 Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa _____ cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres.
4 A mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro, cheio das abominações, e da imundícia da prostituição;
5 e na sua fronte estava escrito um nome simbólico: A grande Babilônia, a mãe das prostituições e das abominações da terra.
6 E vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos e com o sangue dos mártires de Jesus. Quando a vi, maravilhei-me com grande admiração.
7 Ao que o anjo me disse: Por que te admiraste? Eu te direi o mistério da mulher, e da _____ que a leva, a qual tem sete cabeças e dez chifres.
8 A _____ que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a _____ que era e já não é, e que tornará a vir.
9 Aqui está a mente que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada;
10 são também sete reis: cinco já caíram; um existe; e o outro ainda não é vindo; e quando vier, deve permanecer pouco tempo.
11 A _____ que era e já não é, é também o oitavo rei, e é dos sete, e vai-se para a perdição.
12 Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam o reino, mas receberão autoridade, como reis, por uma hora, juntamente com a _____.
13 Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à _____.
14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.
15 Disse-me ainda: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas.
16 E os dez chifres que viste, e a _____, estes odiarão a prostituta e a tornarão desolada e nua, e comerão as suas carnes, e a queimarão no fogo.
17 Porque Deus lhes pôs nos corações o executarem o intento dele, chegarem a um acordo, e entregarem à _____ o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus.
18 E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.

Quem tem ouvidos para ouvir que ouça.

Gilberto Gomes