•  

Zoe Heller elogia caipirinha e não descarta romance inspirad

Zoe Heller elogia caipirinha e não descarta romance inspirado no Brasil

Autora de ‘Anotações Sobre Um Escândalo’ fala ao EGO sobre viagem a Paraty. Zoe é um dos destaques da Festa Literária Internacional de Paraty

Zoe Heller em Paraty.jpg

Quando completar 43 anos na próxima segunda-feira, 7, a inglesa Zoe Heller estará se despedindo de Paraty, onde participou da sexta edição da Festa Literária Internacional local e conheceu mais um pedaço do Brasil. “O clima desta cidade é incrível. Estou amando!”, disse ela durante um passeio pela cidade com o EGO. Zoe já esteve em solo brasileiro outras duas vezes, no Rio de Janeiro e no Mato Grosso do Sul. “Ainda quero conhecer São Paulo”, diz ela, que atualmente mora em Nova York.

Quando não estava envolvida com as mesas de debate, a autora de “Anotações Sobre Um Escândalo” – que deu origem ao filme homônimo com Jude Dench e Cate Blanchett - aproveitou o tempo livre para provar um pouco da culinária paratiense. “Não poderia perder a oportunidade de saborear os pratos brasileiros. Mas confesso que amei a caipirinha e a caipiroska”.

Zoe Heller destaca o calor humano como um dos grandes trunfos do país. “A receptividade no Brasil é incrível e a cada lugar (que visito) as pessoas estão abertas para conversar com você”, relata ela, que voltará para casa com algumas sacolas, de sua peregrinação pelas lojas de Paraty. “Comprei lindas bonecas para as minhas duas filhas e passei uma tarde procurando biquínis. Tenho que confessar: os brasileiros são os melhores”.

Zoe Heller com a caipirinha e o marido Lawrence Konner.jpg
Zoe Heller com a caipirinha e o marido Lawrence Konner.jpg (30.97 KiB) Visto 771 vezes

Segunda lua-de-mel

Na sexta-feira, 4, Zoe ganhou a companhia do marido, o roteirista americano Lawrence Konner. Inicialmente, os dois chegariam juntos a Paraty, mas o visto de Konner não saiu a tempo. “Estávamos no check-in quando Lawrence foi advertido sobre o visto para o Brasil. Ele teve de ficar em Miami para resolver isso, mas agora já está aqui”, conta ela, animada com os próximos dias na cidade. “Será como uma segunda lua-de-mel já que as crianças ficaram em casa e estamos somente nós dois. Quero muito passear de barco com Lawrence”.

Visivelmente feliz com a viagem ao país, a simpática escritora diz que está relaxada e considerou a vinda ao Brasil como “curtas férias”. “Foi ótimo passar por aqui e ver coisas novas”.

E será que os dias em Paraty vão inspirar a escritora para a próxima obra? “É muito cedo para falar. Sou como vinho, tenho que fermentar as idéias e isso leva um tempo. É bem provável que sim, mas me faça essa pergunta daqui a uns 12 meses”, sorri ela, que em setembro próximo lança no Reino Unido o livro “The Believers”, sobre uma família judia em Nova York.

Fonte: http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,, ... RASIL.html