•  
     

WRC Rally Evolved

Quem acompanha o mundo automobilístico sabe o que significa a sigla WRC e o que ela representa dentro dele. Quem não acompanha, o titio aqui vai explicar: WRC (World Rally Championship) é a mais alta categoria dos off-roads, meio que a Fórmula 1

WRC-Rally-Evolved.jpg



Assim como acontece com a F-1, os direitos de produção de games da WRC também é da Sony, porém, o descaso notável a quilômetros com o game da categoria do nosso Ruinzinho Pé-de-Martelo (é só um trocadilho, calma!) não marca presença em WRC, muito pelo contrário, o jogo é repleto de detalhes animais.

WRC-Rally-Evolved.jpg


Diferente da série F-1, WRC não possui um modo carreira (o que é ruim), mas tem "corridas" muito mais emocionantes que o irmão da F-1, mesmo correndo cada etapa sozinho (o que é bom) na pista.


WRC-Rally-Evolved.jpg



Há algumas categorias em que há oponentes na pista, mas o filé da parada é mesmo a reprodução da temporada 2005 do WRC. Pra quem não conhece, o titio aqui explica de novo: o campeonato é disputado em dezesseis rallies, uma em cada país, cada qual com sua superfície (terra, cascalho, asfalto, neve, gelo e tals). Cada rally é composto por três etapas em trajetos diferentes onde é tomado o tempo que cada piloto leva para completar cada percurso. No final das três etapas, os tempos são acumulados e o que tem a menor soma é o vencedor do rally, recebendo dez pontos, assim como na F-1.

WRC-Rally-Evolved.jpg



Junto com o campeoanto de pilotos há o de contrutores, que não é lá muito importante.

O jogo é totalmente oficial, então você encontra todos os pilotos (incluindo Sébastian Loeb, Peter Solberg e Marcus Grönholm) e carros (Citroën C4, Ford Focus, Subaru Imprenza e tals) reproduzidos fielmente, todos sujeitos a danos visuais e de performance. Ah, e antes que você se pergunte, Colin McRae abandonou o circuito WRC em 2004.

WRC-Rally-Evolved.jpg


Depois de escolher equipe e piloto, chega a hora de acelerar, mas o lance aqui não é bem andar rápido, e sim manter a caranga na pista (arcadeiros de plantão, podem esquecer), seguindo as instruções do navegador (com o idioma português selecionado, fala tudo em lusitanês, o que gera alguns momentos cômicos), que diz o lado e grau das curvas e marcha ideal para entrar nelas).

WRC-Rally-Evolved.jpg


Durante os rallies, você, além de ter que superar os obstáculos naturais da pista, deve desviar de imprevistos, como pedras rolando (ó) de um desmoronamento e atingindo a pista, árvore tombada, incêndio nos arredores, animais e carros de outros pilotos que se acidentaram ("rrrapazesh sem sorrte", pode dizer o navegador), tudo isso exige muito reflexo em determinados momentos.

WRC-Rally-Evolved.jpg


Para os mais pastéis, há vários auxiliares de condução, o que tira totalmente a graça do jogo... dá até pra usar no começo pra pegar as manhas de como funciona a coisa toda, mas quem usar por mais de duas corridas pode se considerar, para usar um termo bem americano, um loooooooooooooooser.

WRC-Rally-Evolved.jpg



Bateu o carro, ele amassa, bateu muito forte, quebra componentes internos, sempre com o navegador avisando o que quebrou, tendo entre cada etapa, vinte minutos para concertar as peças, passou disso há a penalização de trinta segundos para cada cinco minutos estourados. Ganhou um rally? Você recebe pontos para comprar itens bloqueados para outros modos de jogo.

WRC-Rally-Evolved.jpg


Os gráficos são bem competentes, há fumaça, neblina, ótimos efeitos de iluminação, água voando e atingindo a câmera ou, no caso da visão interna, o pára-brisa e depois os limpadores fazendo o seu trabalho, tudo isso com pouquíssimos slowdowns, e o carro fica sujo, empoeirado, enlameado e molhado, dependendo da pista e do clima, sem contar os replays, que, na visão de câmera onboard tem até as interferências nos impactos.

WRC-Rally-Evolved.jpg



O audio também faz bonito, com bons efeitos e cascalho voando e pegando o assoalho, nas pancadas, assim como no rugido do motor e trocas de marchas.

Os controles respondem muito bem e têm calibragem pra praticamente tudo. Saiu da pista e se enroscou numa árvore? Aperte select que o carro reaparece no centro da estrada. Às vezes é melhor apertar logo o select do que tentar voltar pra pista.

WRC-Rally-Evolved.jpg



WRC Rally Evolved é um ____ jogo pra quem curte um bom simulador em situações desafiadoras. Nem se compara com seu parentes da F-1 e nem com os rallies dos Gran Turismo. Vale muito a pena.

Prós e Contras
- Realismo
- Desafio
- Jogabilidade
- Detalhes gerais que fazem a diferença
- Poderia ter mais danos visuais nos carros
- Ausência do modo carreira





Fonte: http://forgameps2.blogspot.com/2007/08/ ... olved.html