•  
     

Windows 7 terá seis versões, diz Microsoft

Windows 7.jpg
Windows 7 não faz juz ao nome: terá seis versões


SÃO PAULO - A Microsoft decidiu distribuir o Windows 7 em pelo menos seis versões, seguindo o modelo já adotado com o Windows Vista.

Apesar das reclamações de parte dos usuários do Windows, que acha muito difícil entender o que inclui e o que não existe em cada versão do Vista, a Microsoft decidiu repetir o modelo comercial com a próxima versão de seu sistema operacional.

O diretor para Windows 7, Mike Ybarra, declarou nesta terça (3) que a companhia vai oferecer seis versões do novo Windows a partir do início de 2010. Segundo Ybarra, um produto com um bilhão de usuários espalhados pelo mundo não pode ter um formato único.

O próprio Ybarra afirmou, no entanto, que a companhia focará seus esforços na comercialização de suas versões principais, a Home Premium e a Professional, que sozinhas devem responder por 70% das vendas do novo Windows.

As outras 4 versões buscarão nichos menores. O Windows 7 Starter e Home Basic, por exemplo, são desenhos do Windows 7 projetados para vendas em países emergentes, onde não seria possível cobrar os preços de uma cópia “completa” do sistema operacional.

Ao contrário do que ocorreu com o Vista, as versões Starter e Home Basic só serão oferecidas em países emergentes, como as nações da América Latina, Ásia e África. Uma quinta versão, a Ultimate, terá características especiais de segurança, como aplicações de criptografia embarcadas.

A sexta versão é uma modificação do Windows 7 que o torna menos exigente do ponto de Vista de configurações de hardware para rodar. A ideia da companhia é poder embarcar seu novo sistema operacional nos netbooks.

Atualmente, o Vista não possui versão para netbook e, quando saem de fábrica com o Windows, estes computadores ultraportáteis rodam uma versão do Windows XP.

Upgrade e Downgrade

Uma outra novidade anunciada pela Microsoft é a maior facilidade para downgrade e upgrade entre as diferentes versões. A companhia analisa que há muitos casos de um usuário que detém uma versão corporativa do Vista, por exemplo, e desejaria ter o Windows Media Center.

Para evitar que este problema se repita com o Windows 7, a Microsoft promete facilitar a instalação de pacotes com características de diferentes versões nos PCs dos usuários que assim quiserem.

Para fazer o donwload da versão beta do Windows 7, vá ao Download INFO.

Fonte: http://info.abril.uol.com.br/aberto/inf ... 009-42.shl