•  
     

Wikipedia proíbe Cientologia de editar artigos no site

Membros da igreja foram banidos da enciclopédia online.
Lista de cientologistas famosos inclui Tom Cruise e John Travolta.


Tom Cruise.jpg
Tom Cruise é um dos membros mais famosos da Igreja da Cientologia. (Foto: Eduardo Verdugo/AP)



A Wikipedia proibiu a Igreja da Cientologia de editar qualquer artigo relacionado a essa religião na enciclopédia colaborativa on-line, como medida punitiva para uma série de edições controversas que vinham sendo publicadas sobre a igreja. A punição surpreende por vir de uma companhia que se orgulha de ser aberta e inclusiva.

Por 10 votos a 1, o Conselho de Arbitragem do site decidiu nesta quinta-feira (28) em favor da proibição de edições de usuários provenientes de todos os endereços IP que pertencem à Igreja da Cientologia e seus associados, além de banir alguns usuários pelo nome, informou o site da revista “Wired”.

"Cada lado deseja que os artigos com o seu tópico reflitam o seu ponto de vista e acabaram recorrendo a uma batalha estratégica de edição”, afirmaram os editores oficiais durante a votação do caso.

"As piores vítimas foram as biografias de pessoas vivas, que tiveram seus artigos modificados com opiniões favoráveis ou contrárias a elas, dependendo do ponto de vista do colaborador no momento da edição dos artigos”.

Um porta-voz da igreja procurou minimizar o desfecho do caso, dizendo que a decisão do Conselho de Arbitragem da Wikipedia faz parte da rotina de um processo de tratamento dos conflitos no site.

"Os cientologistas se importam com o que vem sendo publicado na Wikipedia? É claro”, disse Karin Pouw. "Alguns [posts] são erroneous e cheios de ódio. Esperamos que isso resulte em artigos mais precisos e úteis na Wikipedia".

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia ... +SITE.html