•  
     

Volta ao Windows 95, via YouTube


Montagem no YouTube: cinco dos vídeos incluídos no Windows 95

Quem se lembra dos videoclipes com Weezer e Edie Brickell que vinham como o sistema operacional?

Isso foi uma década antes de o YouTube aparecer. Os PCs já tinham recursos de áudio, além do drive de CD, mas a internet ainda estava na pré-história, restrita ao mundo acadêmico. No CD de instalação do Windows 95, uma pasta com o nome FunStuff trazia meia dúzia de videoclipes. Três deles falavam do próprio sistema operacional. Um quarto vídeo era um trailer do filme Rob Roy - A Saga de uma Paixão. Por fim, havia dois musicais: um com a banda Weezer interpretando o rock Buddy Holly e outro com a bela Edie Brickell cantando Good Times, Bad Times.

Vi esses dois vídeos muitas vezes. Hoje, ninguém daria a mínima importância a eles. Há toneladas de imagens mais interessantes no YouTube. Mas, em 1995, o brinde fazia sentido. Era uma maneira de chamar a atenção para os recursos de multimídia, que, na época, eram relativamente novos nos computadores. Recentemente, fiz uma busca no YouTube procurando por aqueles videoclipes do Windows 95. E, para minha alegria, eles estão lá.

Quem pesquisar pelos nomes dos artistas e das músicas vai encontrá-los, publicados tanto por usuários como pela própria Universal Music, dona da Geffen Records, a gravadora que assina os dois videoclipes musicais. O vídeo que aparece acima foi editado por um usuário de nome arcooke. Ele juntou os vídeos de propaganda da Microsoft com os musicais, deixando de fora apenas o trailer de Rob Roy para não estourar o tempo máximo permitido pelo YouTube.

Fonte: http://info.abril.uol.com.br/blog/estac ... tml?172536