•  
     

Você sabe como seu site aparece para o seu visitante?

Quando desenvolvemos websites, devemos nos preocupar com a experiência que os visitantes terão quando acessarem o site.

Fatores como o tipo e versão do navegador utilizado, resolução da tela, tamanho da letra (quando especificado no navegador pelo visitante) podem apresentar seu website de uma forma diferente a aquela que você vê em seu computador.

Navegadores
Os navegadores não são desenvolvidos utilizando padrões, isso quer dizer que cada empresa trata de desenvolver seu navegador utilizando padrões próprios.

O resultado são pequenas diferenças na apresentação de um Website, dependendo do navegador e também de sua versão.

Segundo o Google Analytics, os principais navegadores utilizados pelos visitantes que acessaram o Criar Sites mês de Maio foram:
Internet Explorer - 71,82%
Firefox - 26,70%
Opera - 0,94%

Sendo que os visitantes que utilizaram o Internet Explorer, tinham as versões:
6.0 - 50,42%
7.0 - 49,14%
8.0 - 0,37%
5.5 - 0,07%

Uma boa prática para testes rápidos é ter instalado em seu computador os principais navegadores como o Internet Explorer, Firefox e Opera.
Assim podemos solucionar pequenos problemas que possam surgir.

É claro que fica difícil manter em um mesmo computador as várias versões de navegadores existentes. Para resolver este problema você pode utilizar o serviço gratuito oferecido pelo BrowserShots que testa como um website aparece em vários navegadores.


Resolução da tela
As diferentes resoluções de tela configuráveis, tornam impossível para um webmaster otimizar um site para todos os visitantes.

Se a largura do site for muito pequena, haverá um espaço sem uso na(s) borda(s) para os visitantes com resoluções muito altas.

Já se a largura do site for alta, o site não será apresentado por inteiro aos visitantes com resoluções baixas como o 800×600 px, sendo necessário o uso da barra de rolagem.

Segundo o Google Analytics, as resoluções de tela utilizadas pelos visitantes que acessaram o Criar Sites no mês de Março foram:
1024×768 - 64,81%
800×600 - 12,41%
1280×1024 - 8,36%
1280×800 - 6,20%
1152×864 - 3,02%

Minha dica é que o site apareça por completo em uma resolução 1024×768 que é a mais utilizada (pelo menos neste site).
Para isso, recomendo que configure o site para ter 1000 px de largura.

Confira o artigo “Largura das Páginas” onde eu passo dicas para desenvolver sites que se adaptem a resolução de 1024×768 px.


Tamanho da letra
A maioria dos navegadores permitem que o usuário configure o tamanho das letras a serem exibidas pelo navegador.

Isso pode ser um problema para o webmaster, já que, com o aumento das letras, o site pode se distorcer ao abrir espaço para as letras maiores.

Infelizmente não existe uma regra que amenize esse fato, o máximo que podemos fazer é premeditar possíveis problemas e tentar solucioná-los da melhor forma.




Fonte: http://www.criarsites.com/voce-sabe-com ... visitante/
 
enteressante...
 
Best :D