•  
     

Video Converter: Convertendo vídeos no Linux facilmente

Muitos usuários Linux que não possuem muita experiência, ou mesmo os que possuem, geralmente tem um certo trabalho na hora de converter seus vídeos de um formato para outro.

Isso acontece não por falta de bons softwares de conversão (muito pelo contrário; no Linux existem excelentes deles), mas sim por a maioria ser via linha de comando, o que dificulta bastante o seu uso.

Venho aqui disponibilizar a todos um pequeno e bem simples aplicativo que desenvolvi para conversão de vídeos no Linux. É bem simples mesmo, mas muito útil e fácil de mexer.

Não é necessário ter conhecimento algum em relação aos programas via linha de comando que fazem as conversões: você só precisa utilizar seu mouse para clicar nas opções.

Faça o download do instalador neste link em smithux.com.

Para rodar o aplicativo é necessário que você instale em sua distribuição apenas três dependências:
ffmpeg;
mplayer (pois provê o programa mencoder necessário para conversões);
xdialog (necessário para rodar o aplicativo graficamente).

Instaladas as dependências necessárias, basta dar as devidas permissões e executar o comando de instalação:

# chmod a+x install.sh
# sh install.sh

Depois é só executar o aplicativo assim:

$ ./vdconverter

Ou simplesmente indo ao menu do seu sistema onde se encontram os aplicativos de Áudio e Vídeo para encontrar o Video Converter.

Lembrando que a instalação deve ser feita pelo terminal (shell) e o "$" significa que a operação deve ser executada como usuário comum e "#" como usuário administrador.

Para quem utiliza a distribuição ArchLinux, baixe o arquivo PKGBUILD. Abra um terminal na pasta onde foi baixado e execute o seguinte comando:

$ makepkg -sic

Esse comando irá gerar um pacote específico para o Arch.

Bem, espero que gostem e que seja útil a todos!