•  
     

Vacinação Contra a Gripe Suína no Brasil – Influenza A H1N1

O Ministério da Saúde negociou a compra de 18 milhões de doses da vacina contra a Gripe Suína (Influenza A H1N1).

vacina Imagem

Até o final de dezembro 1 milhão de doses estarão disponíveis e prontas para serem utilizadas na população brasileira. O Instituto Butantã irá produzir outras 17 milhões de doses para serem aplicadas no primeiro semestre de 2010, prevenindo contra uma possível segunda fase da gripe no inverno do próximo ano.

O Governo ainda não definiu quais grupos serão priorizados na vacinação que ocorrerá em dezembro, esta decisão será feita através da avaliação da evolução da gripe suína no Brasil.

Entre as prioridades deve estar os grupos de maior risco como gestantes, idosos e crianças e os profissionais de saúde que trabalham diretamente com o atendimento da nova gripe, que devem estar protegidos.


O Ministério da Saúde está negociando a compra de mais 15 milhões de doses da vacina, para imunizar toda a população brasileira no próximo ano.

Enquanto que as vacinas não chegam, o negócio é se prevenir: lavar bem as mãos; evitar contato com pessoas que possuam sintomas de gripe; evitar ambientes fechados e aglomerados; manter o ambiente bem arejado e evitar tossir e espirrar nas mãos, utilizar sempre lenço de papel ou a manga da blusa para proteger, se for o caso.