•  
     

Use o Twitter sem sair do seu blog

Aproveite o fenômeno do Twitter para aumentar a audiência dos seus posts ao integrar blog e microblog.

twitterabre.jpg
twitterabre.jpg (21.23 KiB) Visto 342 vezes


Com mais milhões de microposts por dia, o Twitter chega a ser, em muitos casos, uma ferramenta mais poderosa que os comentários em blogs para estimular o debate entre internautas. O número de usuários cadastrados no serviço aumentou 900% em 2008, segundo dados do próprio site. Várias personalidades entraram no jogo para interagir diretamente com os fãs, como a atriz Demi Moore (@mrskutcher, no Twitter) e a cantora Britney Spears (@britneyspears). Os fãs de séries de TV também podem papear com Greg Grunberg (@greggrunberg) e James Kyson Lee (@jameskysonlee), de Heroes. No Brasil, o apresentador Rafinha Bastos (@rafinhabastos), do CQC, foi um dos que aderiram. Mas qualquer blogueiro pode aproveitar a ferramenta para ter contato direto com os leitores. Veja como integrar blog e microblog para fazer sua audiência voar.

Widget é o básico

277_twitter1.jpg
277_twitter1.jpg (21.5 KiB) Visto 341 vezes


O bê-á-bá da integração entre blogs e microblogs está num widget fornecido pelo próprio Twitter. Para usá-lo, acesse http://twitter.com/badges. Clique em Other, escolha o visual desejado e copie o código HTML para uma seção de seu blog. Para fazer isso no Blogger, por exemplo, clique em Layout Adicionar um Gadget > HTML/JavaScript. Os microposts serão exibidos no blog em tempo real.

Publicação lá e cá
Além de exibir os posts do Twitter no blog, é possível fazer o contrário, ou seja, criar automaticamente microposts a cada nova entrada no blog. Há duas maneiras para isso. A mais simples, que dispensa a instalação de programas, é usar o TwitterFeed. Basta cadastrar o RSS do blog e os dados para login no Twitter. O serviço verifica a existência de novos posts e envia título e link para o Twitter. Outra forma é usar um plug-in para o blog. Para o Wordpress, por exemplo, há o Twitter Updater, que manda os posts diretamente para o serviço.

Comente via microblog

277_twitter2.jpg
277_twitter2.jpg (21.02 KiB) Visto 340 vezes


Algumas ferramentas facilitam a vida dos leitores do seu blog que querem postar, no Twitter, um comentário sobre determinado post. Uma delas é o Tweet This, para o Wordpress. Basta fazer a instalação da maneira tradicional, copiando o programa para a pasta plug-ins, e configurar o serviço a ser usado para reduzir o tamanho da URL (o mais comum é o TinyURL). O mais legal é que os tweets feitos com base num post ficam abaixo dele, como nos blogrolls. Também há um serviço para o mesmo fim, de nome quase idêntico: o Twit This. A vantagem é que pode ser usado com qualquer servidor de blog. Mas ele não tem o recurso semelhante aos blogrolls.

Capriche na hashtag

277_twitter3.jpg
277_twitter3.jpg (22.68 KiB) Visto 340 vezes


Uma das últimas manias do mundo do Twitter são as hashtags. Elas são simplesmente termos iniciados por # em microposts. A ideia é promover discussões ou votações, usando postagens no Twitter. Basta repetir a hashtag em seu micropost para que o site Hashtag indexe tudo, facilitando a visualização das respostas (com gráfico de posts por data, inclusive). Como colocar isso em seu blog? Crie uma hashtag e use o canal RSS gerado pelo site Hashtag no blog, exibindo as respostas postadas. Mas, para que suas hashtags e as de seus leitores sejam contabilizadas, você e eles precisam seguir o usuário hashtags, no Twitter.

De olho na popularidade
Na linha de recursos semelhantes aos de blogs, há também os chamados tweetbacks, parecidos com os pingbacks. Trata-se de um sistema que detecta links para os posts de seu blog. Para o Wordpress, o plug-in que adiciona esse recurso tem o nome pouco criativo de Tweetbacks.

Microposts do Big Brother

277_twitter4.jpg
277_twitter4.jpg (20.34 KiB) Visto 340 vezes


Se você não se importar em compartilhar detalhes da sua vida com o planeta todo, pode criar microposts automáticos ao fazer várias atividades. Ao escutar músicas no Blip.FM, por exemplo, pode enviar um texto para o Twitter com o título da faixa e um link para ouvi-la na hora. O mesmo pode ser feito ao usar o tocador de vídeo Boxee. Vale, nesse caso, ter cuidado com o tipo de vídeo que será assistido, pois ele será divulgado para o mundo. Já o site Ping.FM permite a integração do Twitter com o Facebook, atualizando o status de um quando o outro muda.

Resumo do dia

277_twitter5.jpg
277_twitter5.jpg (26.43 KiB) Visto 339 vezes


Um pacote completo para quem quer recursos de microblog no Wordpress é o Twitter Tools. Além de incluir funções comuns (como criação de microposts com base em posts no blog), ele traz um recurso bacana: um resumo diário de todos os microposts no Twitter, como um post no blog. É uma excelente opção para quem quer esse recurso sem instalar mais de um plug-in. O programa ainda vasculha a internet e localiza links para cada post, verificando a popularidade dos textos publicados.

VEJA O QUE EU FIZ!

277_twitter6.jpg
277_twitter6.jpg (14.99 KiB) Visto 339 vezes


Uma informação legal para divulgar em seus posts no blog ou microblog é a frequência de contribuições, além dos dias e horários com mais tweets. Para isso, basta digitar seu nome de login no Twitter.

PUBLICOU, CORREU

277_twitter7.jpg
277_twitter7.jpg (24.49 KiB) Visto 340 vezes


Quer saber quais microposts fizeram seus leitores saírem correndo? Acesse o TweetEffect e veja o histórico de seguidores e a subida ou declínio deles a cada texto.
  •