•  
     

Uma nova obra-prima de Da Vinci

Uma nova obra-prima de Da Vinci

Aimage.jpg



Se a intuição de Carlo Pedretti estiver certa, o mundo poderá em breve ter outra obra-prima de Leonardo da Vinci para admirar. Uma tela intitulada "Maria Madalena", a qual Pedretti, historiador de arte mundialmente respeitado, desconfia que possa ter sido pintada por Leonardo da Vinci em conjunto com um de seus alunos, será exposta em público pela primeira vez em mais de meio século.

O quadro mede 58 por 45 centímetros. Acredita-se que tenha sido pintado em 1515, quatro anos antes da morte do grande mestre. Ele será exposto em outubro em Ancona, cidade portuária do mar Adriático, e mostra Maria Madalena de vestes vermelhas com os seios nus e segurando um véu transparente sobre seu ventre.

A pintura foi atribuída a Giampietrino, um discípulo de Leonardo cujos trabalhos podem ser encontrados em alguns dos maiores museus do mundo, incluindo o Hermitage, de Leningrado, e a National Gallery de Londres.

Mas Pedretti, diretor do Centro Armand Hammer de Estudos de Leonardo da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), suspeita que ela pode ser muito mais do que isso.

"Devido a altíssima qualidade da pintura, tendo a acreditar que haja nela muito mais do que apenas a supervisão do aluno pelo mestre", disse Pedretti em entrevista telefônica concedida de sua residência na Toscana, onde ele passa parte do ano.

"Não posso afirmar ao certo, mas essa é minha opinião, e estou disposto a buscar fundamentá -la com todo o processo de verificação laboratorial", disse o professor de 77 anos.

Co-curador da exposição de obras de Giampetrino e outros, Pedretti disse que a tela "possui características de um trabalho de Giampetrino, mas está muito além das qualidades dele".

O quadro integra coleções particulares desde que sua existência foi registrada, há cem anos aproximadamente.

Uma foto em preto e branco foi tirada da tela em Viena na década de 1920. Ela foi exposta pela última vez nos Estados Unidos em 1949, por pouco tempo, e recentemente Pedretti rastreou seu percurso até encontrá -la com um colecionador particular na Suiça.

O historiador, que dedicou a maior parte de sua vida ao estudo de Leonardo da Vinci, demonstra cautela, mas tem esperanas de que seu palpite se confirme. Ele quer que a tela seja submetida a um exame com infravermelho, uma técnica que traz à tona os esboços e as várias etapas de pintura por baixo da uma tela, usando máquinas fotográficas equipadas com sensores.

Pedretti disse que, se forem encontrados traçõs de esboços, isso será extremamente importante, já que os esboçõs feitos por Leonardo da Vinci são muito fáceis de identificar.

"Para começar, o quadro precisa ser examinado no laboratário...Mas uma coisa extraordinária é que ele foi pintado sobre um painel de madeira intacto, exatamente como a Mona Lisa", disse o historiador.

Sabe-se que Leonardo da Vinci completou algumas de suas obras com a ajuda de alunos. Por exemplo, acredita-se que uma das cópias da "Virgem dos Rochedos" tenha sido pintada conjuntamente por Leonardo e Ambrogio De Predis.

Se o quadro de Maria Madalena revelar ser de autoria de Leonardo, mesmo que seja apenas parcialmente dele, será um dos poucos que o mestre pintou de mulheres nuas.

Pedretti disse que nao tem interesse pessoal em sugerir que Leonardo da Vinci possa ter tido uma participação maior na pintura.

"Na minha idade, acho que não preciso chamar a atenção para minha pessoa. Estou propondo esta possibilidade apenas no interesse do conhecimento", disse ele.


Fonte: http://www.galeriamalivillasboas.com.br ... l/novatela