•  
     

TV Móvel

TV móvel é a entrega dos serviços de televisão através de redes de telecomunicações móveis, tais como o telefone celular. Em 2005, a Coreia do Sul se tornou o primeiro país do mundo a oferecer TV móvel, quando começou por meio de satélite DMB (S-DMB) e DMB terrestre (T-DMB). Em 2006 a Europa também entrou no mapa da TV Móvel com o Reino Unido e logo depois a Alemanha e Itália, no mesmo ano a Sprint passou a oferecer o serviço nos Estados Unidos.



Usando as atuais redes 3G (WCDMA/HSDPA) é possível ofertar este serviço com muito mais qualidade, menor latência e delay de imagem devido a grande capacidade das redes tanto celular quanto redes dedicadas. Existem dois modelos de TV a serem ofertados para os clientes, a TV aberta e a TV paga. O padrão para ofertar televisão no celular ainda não está padronizado existem várias opções como MediaFLO, ISDB-T, T-DMB, DVB-H (indicado pela Nokia), entre outros.



No Brasil, embora algumas operadoras já ofereçam o serviço, os desafios ainda são muitos: Como adaptar o conteúdo para o device? O modelo de tarifação deste serviço num mercado dominado por clientes pré-pagos? O retorno deste seviço justificará o investimento e possíveis subsídios? Qual será a capacidade das baterias dos terminais, quanto tempo de programação irá suportar?


3g_saiba9.gif
3g_saiba9.gif (3.96 KiB) Visto 159 vezes


Porém, as regras definitivas da TV móvel brasileira por assinatura ainda estão sendo discutidas e as transmissões ainda são limitadas. Existem vários modelos de cobrança em vigor nos diversos paises, alguns com cobrança por pacote por mês, outros por conteúdo comprado (filme, partida de futebol) e alguns inclusos no próprio plano de dados oferecido pela operadora.

Fonte: http://www.teleco.com.br/3g_servicos_tvmovel.asp