•  

Tutorial Sobre Placas de Vídeo

Começando pelo básico:

As pessoas que não tem muito conhecimento na área, so conseguem destinguir uma caracteristica nas placas de vídeo: a quantidade de memória... Muitas vezes acabam tendo conclusões erradas sobre placas de video... O que é melhor, uma GeForce 6500 com 512MB ou uma Radeon 9800 com 128MB??? Quem tiver um pouquinho de experiência na área, vai saber que mesmo tendo 1/4 da memoria, a Radeon 9800 é muito mais rápida...

Porque???

Além da quantidade de memória, existem diversos outros fatores tão importantes ou mais, para saber se uma VGA (Video Graphics Adapter) é boa ou não...

- Quantidade de memória
- Tecnlogia e recursos (DirectX, Shader Model, Pixel Shader e etc)
- Taxa de Bits que a memória é acessada
- Clock da memória
- Tipo de memória (SDR, DDR, GDDR, GDDR2, GDDR3 ou GDDR4)
- Clock do GPU (Graphics Processing Unit)
- Número de Pipelines ou Pixels por Clock

Para um melhor entendimento, imaginem a placa de vídeo como um outro "computador" dentro do seu computador... Ela tem um processador e mémorias dedicadas, tem um sistema de refrigeração, tem reguladores de voltagem, tem uma BIOS e etc... Portanto, na hora de avaliarmos uma placa de vídeo, não podemos levar em consideração apenas uma das caracteristicas desse outro "computador"... Seria a mesma coisa que colocarmos 1GB de memória Ram em um K6-2 e dizer que é uma super máquina...

Os recursos suportados pela placa, ou seja a tecnologia que ela usa, é um fator muito importante nas VGA's, principalmente para quem quer rodar jogos de ultima geração. Esse fator, está geralmente ligado a versão do DirectX que a placa usa...

Por exemplo, um jogo que usa a tecnologia Shader Model 3.0 (ou simplesmente SM3), utiliza como base o DirectX 9.0c (ou DX9.0c), usando uma placa que foi feita sobre DX8.1 com SM1.4, não vai poder tirar todo o proveito dos graficos do game... Muitas vezes o desempenho vai ficar bastante comprometido, principalmente se os recursos de qualidade de sombreamento, textura e iluminação estiverem ligados... Mas isso não quer dizer que o jogo não irá funcionar...

Um jeito facil de entender isso é o seguinte:

DirectX 8.1 = Shader Model 1.4 = Pixel Shader e Vertex Shader 1.4
DirectX 9.0 = Shader Model 2.0 = Pixel Shader e Vertex Shader 2.0
DirectX 9.0c = Shader Model 3.0 = Pixel Shader e Vertex Shader 3.0

A taxa de bits em que a memória é acessada, o clock da memória e o tipo de memória também são importantíssimos... Essas 3 caracteristicas juntas, dão origem a uma especificação chamada Taxa de Transferencia da Memória que é obtida da seguinte forma: clock de memória x número de bits / 8...
Falando em bom português, essa é a velocidade que a memoria consegue transferir, é medida geralmente em "GB/s"... Uma Radeon X1950 XTX, por exemplo, consegue transferir incriveis 64 GB/s...

X1950 XTX:
Clock do GPU = 650Mhz
Clock da memória = 2Ghz
256 bits
Memória GDDR4
48 pipelines (ou pipes)
64 GB/s de transferencia

As placas mais poderosas atualmente, tem 256 bits, as inferiores, podem ter 128, 64, 32 e etc... Lembrando que não basta ter 256 bits, temos que levar em conta as outras caracteristicas também.
O tipo de memória é um fator que muitas vezes passa despercebido para muitas pessoas, e é alvo de muita confusão também... Por exemplo em uma GeForce 7300GT, alguns fabricantes colocam memórias GDDR2 e outros colocam GDDR3... Para quem não sabe, GeForce, Radeon ou nVidia não são o nome do fabricante da placa e sim o nome do fabricante do GPU e do tipo/modelo do GPU , que é o processador gráfico da placa.

Alguns fabricantes bem conhecidos são: Sapphire, GeCube, MSI, Asus, PowerColor, XFX, Inno3d, Gainward e etc. Temos também as chamadas "BBA" que são as fabricadas pela póropria ATI...

Voltando ao que interessa...

Somente observando a série da placa, ja podemos tirar algumas conclusões...
Série, é aquele número do modelo da placa... Por exemplo uma Radeon X800 é da série X8**, uma GeForce 7600GT, é da série 7***, a Radeon X1600 é da série X1** ou X100 ou X1K...

Por exemplo:
Quando falamos em Radeon X800GTO, falamos em uma placa com as seguintes caracteristicas:

Clock do GPU = 400Mhz
Clock da memória = 1Ghz
256 bits
Memória GDDR3
12 pipelines (ou pipes)
32 GB/s de transferencia
DirectX 9.0 = Shader Model 2.0 = Pixel Shader e Vertex Shader 2.0

e uma Radeon X1600Pro

Clock do GPU = 500Mhz
Clock da memória = 780Mhz
128 bits
Memória GDDR3
12 pipelines (ou pipes)
12,48 GB/s de transferencia

agora a pergunta clássica: QUAL A MELHOR???

A resposta: DEPENDE!!!
Podemos perceber claramente, que o clock da memória, taxa de bits e a taxa de transferencia da X800 são bem mais altos... Observando agora a parte em negrito, podemos ver que a X1600 tem uma tecnologia ou recursos (de software) mais avançados, como todas as outras placas da série X1000, ela utiliza do DirectX 9.0c, que dá suporte a recursos que a X800 não tem...

Agora, parece que estou escutando meus clientes perguntarem, com aquela cara de quem não está entendendo p**** nenhuma, "mas tá Vini, afinal, qual é melhor???" uahuahauhauhauhauhauha

DEPENDE! O que vc vai querer fazer com essa placa, qual game vc quer rodar??? Lógico, cada um tem uma preferência... Tenho um amigo que tem uma GeForce 7600GT (DX9.0c SM3) ele vive falando que é mais rápida que a minha X800 GTO (DX9.0 SM2) turbinada (com overclock)... Eu duvido uahauhauahuahua

Pra finalizar, acho que vou citar outra caracteristica importante nas placas de vídeo, isso aplica-se apenas para usuários mais avançados...

A capacidade de overclock, que é a técnica de fazer a placa funcionar com os clocks acima do normal, aumentando o desmpenho... Muitos fatores influenciam para isso... Temos que levar em conta o quanto ela esquenta, se as memórias tem alguma folga para aumentar os clocks, e a mesma coisa para o GPU...
Muitas vezes o fabricante usa um chip de memória GDDR3 de 1Ghz em uma placa Radeon X1300 XT, por exemplo... Mas, por padrão, essa placa trabalha com a memória a 800Mhz... Ou seja, o fabricante "rebaixa" o clock da memória, mas vc sabe que as mesmas aguentam até 1Ghz tranquilo...

Gosto muito de citar o meu caso... Estudei bastante as possibilidades antes de comprar... Ví que a Sapphire X800GTO era a melhor opção...
Por padrão, ela tem 12 pipelines ativos, mas lendo em alguns forums dos USA, vi que na verdade essa placa tem 16 pipelines, mas 4 deles eram desabilitados pela BIOS da VGA... Então ví que havia a possibilidade de se fazer um BIOS MOD, que consiste em alterar a Bios da placa, para que ela pense que é outra placa, com as caracteristicas que eu programar...

Aproveitei para aumentar o clock do GPU de 400Mhz para 515Mhz e o clock da memória de 1Ghz (500Mhz x 2) para 1,2Ghz (600Mhz x 2)...
Habilitem também os 16 pipelines e salvei tudo na nova BIOS da minha placa... Agora ela tem um desempenho parecido com uma X850XT...
Logicamente, sempre prestando atenção na temperatura que irá aumentar, e tendo um gabinete muito bem ventilado ou muitas vezes até trocando o cooler original do fabricante por algum mais potente...

Bem, essa foi a minha contribuíção... Logicamente, devo ter esquecido de um ou outro detalhe... Mas espero que possa ajudar alguem...

Qualquer duvida em relação as especificações das placas:

Legal..

Você tem conhecimentos Garbo?

Ou só achou em um site?

Sei um poko
pois to teminando um curso pra isso
esse tuto axei na net
qualquer duvida ta ae pra da uma confiridinha

sdrsrssrsrsrsr

Faz seu curso onde?

Eu faço tecnico em Informatica tbm...

=)