•  

Tutorial: Monitorando Temperaturas/Uso de Memória Ram e da V

BannerTopo.png

» Monitaramento InGame - Tópico Oficial v2.0

× Introdução

Bem pessoal, estou fazendo esse tutorial para lhes ensinar a como ver os FPS, Temperaturas, Uso de Memória (tanto ram como da VGA), voltagem, e outros dados em geral enquanto joga. Tutorial todo feito por mim e o layout pelo Blizzy. Espero que ajude vocês também quanto ao assunto. Na verdade, em primeira instância eu tinha criado ele e postado somente no Hardware, mas até por indicação de um user resolvi postar aqui, porque aqui é a parte de games propriamente dita

× Disclaimer

. Este tutorial funciona tanto em sistemas 32 bits (x86) como 64 bits (x64)
. Sistema usado no tutorial: Microsoft Windows Vista Ultimate x64

downloads.png

× Programas

. RivaTuner - DOWNLOAD
» Apenas baixe o everest caso queire monitor a VGA

. Everest Ultimate Trial - DOWNLOAD

» Apenas baixe o everest caso queire monitor a placa mãe, CPU, voltagens e outros

passo.png

» Tutorial Rivatuner

» 1° Passo
. Instale o Rivatuner

» 2° Passo
. Configure-o para iniciar com o Windows. Para isso vá até a aba Settings, e marque a opção Run at Windows startup e marque também a opção Send to tray on close

Passo02-NEW.jpg
Passo02-NEW.jpg (36.27 KiB) Visto 7815 vezes

» 3° Passo

. Volte na aba Main, clique em Customize e depois em Hardware Monitoring

Passo03.jpg

» 4° Passo

. Clique no botão vermelho, fazendo com que o mesmo fique marcado, e em seguida clique em Setup

Passo04.jpg

» 5° Passo

. Clique em Plugins

Passo05.jpg

» 6° Passo

. Clique no "V" para marcar TODOS os plugins e depois de OK

Passo06.jpg
Passo06.jpg (25.31 KiB) Visto 7813 vezes

» 7° Passo

. Selecione o que quer ver na tela do jogo e clique em Setup (aqui estou dando como exemplo Core Temperature, que é a da VGA, mas voce pode marcar outras opções também... Lembrando que em vários sistemas a opção de mostrar a temperatura da CPU e MOBO nao funciona, mas ai usaremos um combo do everest+rivatuner, que ensinarei lá no final)

OBS.: Se você quiser mudar a ordem com que os dados vão aparecer na tela do jogo, é só organizar na parte Data Sources (como nessa tela abaixo), a ordem que você quer que apareça in game... Organize simplesmente arrastando, e só é necessário organizar o que você colocou para aparecer, o resto pode deixar em qualquer ordem

» 8° Passo

. Marque a opção "Show Temperature in on-screen display" (aqui eu marquei também a opção "Show Temperature in Tray Icon, para ficar mostrando do lado do relógio, mas ai já é opcional), após isso clique em Run Server (aqui essa opção está apagada pq o server ja ta rodando, mas voce também pode abrir ele assim: Iniciar -> Rivatuner -> RivaTuner Statistics Server) e depois de OK (As opções que uso aqui e indico são: Core Temperature, Framerate {que a proposito mostra até se se o jogo ta rodando em DX9 ou DX10}, System Temperature {que é a mobo}, CPU Temperature e Physical Memory Usage {memoria RAM})

Passo08.jpg

» 9° Passo

. Feito isso, haverão 2 ícones do rivatuner lado do relógio, clique no da seta verde e aparecerá uma outra janela, como na foto. Marque as opções como as marcadas na foto (a cor de como as informações vao aparecer IN GAME você configura em On-Screen Display Palette), depois clique naquela chave e irá aparecer outra janela (como na foto), marque a opção Start minimized e de OK. Para mudar o local na tela em que as informações vão ficar, configure onde está circulado de amarelo. Clique na setinha preta la em cima da janela para minimizar o programa

Passo09-01.jpg
Passo09-01.jpg (3.89 KiB) Visto 7811 vezes

Passo09-02-NEW.jpg

» 10° Passo

. Reinicie o computador.

passob.png

» 1° Passo

. Abra o Everest e vá em Preferências

Passo01-02.jpg

» 2° Passo

. Vá em Aplicações Externas e depois marque a opção Habilitar memória compartilhada, na caixona você marca quais dados você quer que sejam compartilhados (no meu caso eu só marquei Placa-Mãe e CPU porque foram as que usei no Rivatuner), mas nao se esqueça de que, por exemplo, se você quer ver a temperatura de todos os cores IN GAME as opções dos cores tem que ser marcadas tanto no Everest como no Rivatuner.

Passo02-02.jpg

» 3° Passo

. Se você não quer aquele monte de dados e informações aparecendo do lado do relógio do Everest, vá em Preferências novamente e depois em Ícones de Sensor e marque somente as opções que você quer que apareça (aqui eu marquei CPU e Placa-Mãe porque eu quis, e não porque é necessário para aparecer IN GAME)

Passo03-02.jpg

ingame.png

Exemplo1.jpg

Exemplo2.jpg

Exemplo3.jpg

final.png

Fonte: UOL Jogos Fórum
Anexos
Passo07.jpg

Cara de pau, deveria PELO MENOS colocar os créditos!

Quem fez esse tutorial FUI EU!

http://forum.tecnologia.uol.com.br/Tuto ... 976?page=1