•  

Tutorial - Criando seu 1º Mapa (Hammer 3.4)

Olá, aqui Nunovisky com mais um tutorial exclusivo Acemprol.com.

Bom nesse tutorial você irá aprender como criar o seu primeiro mapa (clap clap).

Primeiramente tenha o Valve Hammer Editor 3.4 em mãos clicando aqui.

E o ZHLT, que é um auxiliador das configurações do Hammer, clique aqui e baixe-o.

Bom sem mais conversas vamos ao tutorial! :D

*Atenção: este tutorial é após a configuração do Valve Hammer Editor.*

1) Criando o chão.

Clique em Block Tool (Shift+B) e escolha a textura 'TNNL_FLR7B' e com a a ferramenta Block Tool (Shift+B) ainda ativada vá até a aba 'top' do programa e clique em um quadrado e puxe-o fazendo um quadrado, como mostra a imagem:

Imagem

Você verá que a parte que você fez irá ficar demarcada com linhas brancas, após isso vá na aba 'top' e clique com botão direito dentro do quadrado e aplique a textura clicando em "Criar objeto".

2) Criando as paredes.

Agora com a mesma ferramenta (vide parte 1), procure a textura 'C1A3WALL05' e ainda na aba 'top' você agora irá demarca-la com pequenos retângulos nas bordas do quadrado e na aba 'side' você irá subir a área demarcada com mais quatro quadrados. Assim como mostra a imagem:

Imagem

Seguindo o mesmo procedimento acima clique em "Criar objeto."

3) Criando o céu.

Agora continuando com a mesma ferramenta (vide parte 1), procura a textura 'SKY' e agora faça um quadrado incluindo todo o espaço criado até agora, e também aqui tem um detalhe também, assim como no chão que em side ocupa um quadrado extenso para na horizontal, o céu também será assim, porém no último quadrado da aba 'side', veja o exemplo na imagem a seguir:

Imagem

E após clique em "Criar objeto."

4) Criando repartições dentro do mapa.

Vamos criar agora a repartições dentro do mapa. Começaremos nesse tutorial com o básico, pegue a textura 'CSTRIKE_FJ2DOCK' e crie paredes no meio do mapa, assim com mostra na imagem (lembre-se de na aba 'side' subir alguns quadrados, não suba até o topo se não fica estranho!).

Imagem

5) Iluminando à luz do dia.

Bem nessa parte do tutorial, vamos conhecer uma nova ferramenta. Ela se chama Entity Tool (Shift+E), agora em 'objetos' você irá marcar 'light_environment'. Após seleciona-la clique no centro do mapa como mostra a imagem a seguir (Atenção: As entidades não podem tocar em nenhum lugar do mapa, por isso suba a entidade até o quadrado em que ela está fique fora do chao!).

Imagem

6) Criando os bonecos.

Bem agora vamos criar os bonecos. Continuando na Entity Tool (Shift+E), mude na parte 'objetos' para 'info_player_start' e no mesmo processo acima (vide parte 5) não deixe que o boneco toque no mapa, faça ele flutuar. Veja o exemplo:

Imagem

Seguindo o mesmo processo acima crie também do outro lado do mapa com a entidade 'info_player_deathmatch'.

7) Compilando seu mapa.

Para compilar o mapa é simples... Vá até Run map! (F9) e em 'parametros adicionais do jogo' coloque o nome do mapa, nas demais opções marque a opção 'normal'. As outras opções são pessoais.

Pronto! Seu mapa está criado, agora veja ele rodando no counter-strike...

Imagem

Bom espero que todos tenham gostado do tutorial, espero que tenha sido útil à vocês!

Fiquem com Deus e até a próxima! :D

Texturas Utilizadas: 'Cstrike.wad' e 'Halflife.wad'

Download RMF*: Rapidshare

No começo parece dificil mesmo. mais vcs vao se acustumando =)

É a pura verdade... Lembro até hoje de quando comecei a mapear...
Hahahah, não sabia nada! Seguia os tutoriais e ia mudando as texturas, fuçando em tudo que é coisa... Aí fui vendo tutoriais, expandindo conhecimentos e eis-me aqui. :D

up...

:arrow:

tpw, eu ate consegui faze tudo certin, mas deu 1 erro quando eu fui joga nele ModelBrush... ajuda ae

aFF vei fikei ate birolho vendo isso :@

Belo tuto nuno

alguem me responde por favor
assim
eu faço tudo certo, mas ali na "camera" q aparece a imagem do q vc fez nao aparece nada
aparece alguns "cubos", mas nao aparece textura nenhuma
gostaria de saber oq esta acontecendo.
se é configuração ou se eu to fazendo errado! :D

obrigadoo!

patric para arrumar isso na aba camera onde n aparece a textura clica onde esta escrito camera e coloque 3d textura

sei nem jogar CS magina fazer um mapa =O

LOL

UPPPP!