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Tutorial - Criando Portas e Janelas [Hammer 3.4]

Mais uma produção Nunovisky - Acemprol.com! :D

Nesse tutorial você irá aprender como fazer portas e janelas.

Sem mais conversas, vamos começar...

1) Após o mapa criado, vamos fazer as janelas.

Bom no mapa eu vou criar uma janela realista, ou seja, mãos à obra!

Para começar vamos cortar a parede. Clique na ferramenta Selection Tool (Shift+S), e após clique na ferramenta Clipping Tool (Shift+X).

Agora vamos cortar com muito cuidado do tamanho de uma janela que dê para pular no Hammer (64x64) e na distância do chão crie em (48x48).

Imagem Lembre-se desse detalhe (diminuir ou aumentar o tamanho para se criar uma textura).

Ok. Agora olhe como ficou no exemplo a seguir:

Imagem

2) Criando a borda da janela.

Feito isso (vide parte 1) quantas vezes for desejada, vamos agora fazê-la ficar realista.

Selecionando a Block Tool (Shift+B) adicione uma textura e vamos demarca-la dentro do quadrado da janela, porém não crie ainda o objeto.

Após feito isso puxe-a para um lado só (as vezes pode causar bug, mas veja jogando no mapa para ter certeza), crie o objeto. Como mostra na imagem:

Imagem

Não se esqueça de fazer de todos os lados! *

3) Criando a porta.

Vamos criar uma porta simples... Selecione novamente a Block Tool (Shift+B) e procure uma textura de porta.

Agora novamente vamos cortar, no mesmo método da janela só que uma porta então vamos corta-la maior no tamanho (64x128).

Novamente com a Block Tool (Shift+B) e com a textura selecionada, aplique-a sobre o lugar onde você cortou.

Assim como na imagem:

Imagem

4) Configurando a porta.

Com a ferramenta Block Tool (Shift+B) ainda em mãos procure pela textura 'Origin' (halflife.wad) e a selecione.

Agora crie-a como se fosse o apoio de uma porta, assim como na imagem a seguir.

Imagem

Agora selecione utilizando a tecla 'ctrl' a porta e a origin e clique em 'Para entidade' (to entity).

Em 'Classe' escolha 'func_door_rotating'
'Ângulo' escolha '0'
'Name' escolha 'nome da porta' (ex. porta 1)
'Move Sound' escolha 'som da porta se abrindo'
'Stop Sound' escolha 'som da porta se fechando'
'Delay before close...' escolha '2'

E feche a janela...

Continuando configurando a porta, agora selecione a ferramenta Block Tool (Shift+B) e procure pela textura 'aaatriger' (halflife.wad) e a selecione.

Agora crie a textura e coloque-a onde o boneco vai passar. Veja o exemplo:

Imagem

Continuando no 'aaatriger' selecione e clique em 'Para entidade' (to entity) novamente.

Em 'Classe' escolha 'trigger_multiple'
'Target' escolha 'nome da porta' (vide acima)

E feche a janela.

Pronto! está criada...

Vamos vê-la no jogo?

Imagem




É isso aí moçada...

Nunovisky com mais um tutorial exclusivo para Acemprol.com :D

Deus abençoe a todos e até a próxima!

* A pedidos segue um vídeo-tuto sobre como cortar texturas *

video-tuto.wmv
(2.01 MiB) Transferido 319 vezes
Última edição por Nunovisky em 12 set 2009 13:50, editado 1 vez no total.
 
legal =)

Bom tópic. parabéns...
 
Tks TP... :D
 
aeee agora aprendi a fazer janela lol vlwww
 
Hahahah, que bom! :D

Fico feliz que tenham entendido...
 
Up...
 
muiito bom !
 
me ajudo nas 2 coisas vlw mesmo hsuushuah =D