•  
     

Tutorial Como Substituir o Linux pelo Windows

Segundo a Microsoft, não é necessário desinstalar o Linux para utilizar o Windows XP. No entanto, não há como instalar o software da Microsoft sobre outro sistema. Assim, o usuário pode optar por Dual Boot, ou seja os dois Sistemas, ou apenas o Windows que é o que veremos agora.

Este artigo descreve como remover o sistema operacional Linux do computador e instalar o Windows XP. Este artigo presume que o Linux já está instalado no disco rígido do computador, que as partições nativas do Linux e as partições de permuta do Linux estão em uso (as quais são incompatíveis com o Windows XP) e que não há espaço livre no disco rígido.

Para instalar o Windows XP em um computador que atualmente está executando o Linux (e presumindo que você deseja remover o Linux), é necessário excluir manualmente as partições usadas pelo Linux. A partição compatível com o Windows pode ser criada automaticamente durante a instalação do Windows XP.

IMPORTANTE: Antes de continuar com as etapas deste artigo, verifique se você tem o disco de inicialização ou um CD-ROM de inicialização do sistema operacional Linux, pois as etapas removem completamente o Linux do sistema operacional do computador. Se você pretende recuperar o sistema operacional Linux posteriormente, é necessário ter um backup funcional de todas as informações armazenadas no computador. Além disso, é necessário ter uma versão completa do Windows XP para ser usada durante a instalação. Se pretende usar um CD-ROM de atualização do Windows XP, é necessário ter disponível um CD-ROM qualificado do produto Windows. A instalação da atualização do Windows XP solicitará esse CD-ROM.

Os sistema de arquivos do Linux usam um super-bloco no início da partição do disco para identificar o tamanho básico, a forma e as condições do sistema de arquivos.

O Linux geralmente é instalado em uma partição de tipo 83 (Linux nativo) ou 82 (Linux permuta). O gerenciador de inicialização do Linux (LILO) pode ser configurado para iniciar pelos seguintes locais:
O disco rígido MBR (Master Boot Record)

-ou-
A pasta raiz da partição Linux
A ferramenta Fdisk incluída no Linux pode ser usada para excluir as partições. (Existem outros utilitários que também funcionam, tais como o Fdisk do MS-DOS 5.0 e posterior, ou é possível excluir as partições durante o processo de instalação.)

Para remover o Linux do computador e instalar o Windows XP, siga as seguintes etapas:
Remova as partições nativo, de permuta e de inicialização usadas pelo Linux:
Inicie o computador com o disquete de instalação do Linux, digite fdisk no prompt de comando e pressione ENTER.

OBSERVAÇÃO: Para ajudar a ferramenta Fdisk, digite m no prompt de comando e pressione ENTER.
Digite p no prompt de comando e pressione ENTER para exibir as informações de partição. O primeiro item listado é disco rígido 1, informações de partição 1 e o segundo item listado é disco rígido 1, informações de partição 2.
Digite d no prompt de comando e pressione ENTER. Será solicitado o número da partição que você deseja excluir. Digite 1 e pressione ENTER para excluir a partição número 1. Repita esta etapa até que todas as partições sejam excluídas.
Digite w e pressione ENTER para escrever esta informação na tabela de partição. Algumas mensagens de erro poderão ser geradas (porque as informações são gravadas na tabela de partição) porém não são importantes nesta etapa, pois a próxima etapa será reiniciar o computador e instalar o novo sistema operacional.
Digite q no prompt de comando e pressione ENTER para encerrar a ferramenta Fdisk.
Insira o disquete de inicialização ou o CD de inicialização do Windows XP e pressione CTRL+ALT+DELETE para reiniciar o computador.
Execute as instruções na tela para instalar o Windows XP.

O processo de instalação auxilia na criação de partições apropriadas no computador.

Lembramos, no entanto, que trabalhar no Linux é mais seguro que no Windows, já que sua base de usuários menor e, por isso, é um alvo menos constante de ataques do que seu concorrente pago.
Última edição por fsdmoraes em 30 out 2009 06:19, editado 2 vezes no total.
 
linux é muito dificil de mexer
 
eu prefiro win mas otimo tuto grato por compartilhar
 
linux eh um lixo
 
linux nao é lixo só é um pouco complicado de mexer