•  
     

Tutorial - Aprenda Como usar o Google Chrome

O navegador da gigante Google, o Chrome, mal foi lançado e já há uma grande quantidade de usuários utilizando os recursos inovadores do programa. Talvez não haja muitos segredos, mas como muitas mudanças no visual podem dificultar, você pode estar se batendo um pouco para achar alguns recursos.

Para não te deixar na mão, o Baixaki vai lhe ensinar as principais funções do navegador, e tudo muito detalhado para que você utilize-o como se já o conhecesse há tempos.

Abas

Ao iniciar o Chrome pela primeira vez, você se depara com uma página chamada “Mais visitados”, página esta que possui pré-visualizações das páginas visitadas com mais freqüência. Para abrir uma nova aba o atalho é o bom e velho “Ctrl+T”, ou então você pode clicar no botão “+” ao lado da aba em que você esteja.

como-usar-o-google-chrome1.jpg
como-usar-o-google-chrome1.jpg (12.28 KiB) Visto 15102 vezes


O menu folha de papel

como-usar-o-google-chrome2.jpg
como-usar-o-google-chrome2.jpg (2.65 KiB) Visto 15096 vezes


Este botãozinho tem a mesma função do menu “Arquivo” dos demais navegadores. Portanto, opções comuns para criar uma nova guia, nova janela e outras são encontradas neste menu. A opção mais interessante do menu é a chamada “Criar atalho de aplicativos”. Para que serve essa opção? Ela é responsável por adicionar botões na Área de Trabalho, no Menu Iniciar ou na Barra de Inicialização rápida, com instruções diretas para abrir os sites em uma versão reduzida do navegador.

como-usar-o-google-chrome3.jpg
como-usar-o-google-chrome3.jpg (31.38 KiB) Visto 15095 vezes


As opções para aumentar o tamanho da página (Zoom) e para encontrar termos específicos nas páginas também estão nesse menu, e o melhor, ambas possuem teclas de atalho — "Ctrl + +" para aumentar o tamanho da página, "Ctrl + -" para diminuir e "Ctrl + F" para localizar termos no texto. Para quem costuma imprimir conteúdo direto da web, vale lembrar que o atalho é o mesmo dos outros navegadores, e caso deseje acessar através do menu ele se localiza no menu da folha de papel.

como-usar-o-google-chrome4.jpg
como-usar-o-google-chrome4.jpg (44.47 KiB) Visto 15096 vezes


# Nova guia: Abre uma nova aba
# Nova janela: Abre uma nova janela
# Nova janela anônima: Abre uma janela para navegação segura, de modo que o navegador não vai armazenar os sites que você acessar.
# Criar atallho de aplicativos:Adiciona um atalho onde você desejar (no Desktop ou no Menu Iniciar) diretamente para o site que você estiver acessando.
# Recortar: Permite recortar textos ou imagens. Vale frisar que este recurso não funciona em sites comuns, apenas em locais onde o usuário tenha permissão para editar
# Copiar: Copia textos ou imagens.
# Colar: Cole texto ou imagem que você tenha copiado de outro local.
# Encontra na página: Procure por palavras, ou pedaços de palavras na página em que estiver navegando.
# Salva página como: Se desejar salvar uma página qualquer, utilize esta opção.
# Imprimir: Abre uma janela perguntando o modo como você deseja imprimir a página.
# Zoom de texto: Aumenta, diminui ou deixa o texto em tamanho normal.
# Codificação: Escolha um padrão de codificação para exibir a página. Recomenda-se não alterar esta opção.
# Desenvolvedor: Informa detalhes do desenvolvedor e o código fonte da página.
# Informar bug ou página web quebrada: Informe ao Google caso a página não esteja carregando corretamente.

O menu chave de ferramenta

como-usar-o-google-chrome5.jpg
como-usar-o-google-chrome5.jpg (2.87 KiB) Visto 15087 vezes


Se você não curtiu o design do Chrome porque não encontrou a barra de favoritos, talvez deva acessar este menu. Neste menu você também pode acessar seu histórico e visualizar a janela com os downloads que efetuou. Caso esteja procurando por uma opção para limpar o cache do navegador, você acaba de achar. E para quem está migrando, vale frisar que o Chrome também importa os favoritos de outro navegador, através da quinta opção na chave de ferramenta.

como-usar-o-google-chrome6.jpg
como-usar-o-google-chrome6.jpg (12.82 KiB) Visto 15085 vezes


# Histórico: Mostra todos os sites que você já visitou.
# Downloads: Exibe uma janela com os downloads já realizados.
# Limpar dados de navegação: Exclui o cache do navegador.
# Importar favoritos e configurações: Escolha de qual navegador deseja importar favoritos.
# Opções: Modifique opções avançadas do Chrome.
# Sobre Google Chrome Visualize a versão do seu atual navegador.
# Ajuda: Obtenha suporte para diversos quesitos do programa.
# Sair: Clique para encerrar o navegador.

Navegação anônima

Google Chrome tem um recurso bem curioso, chamado: navegação anônima. Como o próprio nome diz, este recurso serve para que você navegue tranquilamente e para que não tenha a preocupação de ter alguém bisbilhotando posteriormente nos sites em que você navegou.

como-usar-o-google-chrome7.jpg
como-usar-o-google-chrome7.jpg (11.65 KiB) Visto 15076 vezes


Apesar do nome “anônimo”, não significa que os sites que você visite não saberão seu IP (endereço único de cada computador na internet). Na realidade é um modo voltado para usuários que procuram por privacidade, por exemplo: digamos que você deseja comprar um presente, mas o aniversariante utiliza o mesmo computador, simples, use o modo anônimo e esconda os sites visitados.

como-usar-o-google-chrome8.jpg
como-usar-o-google-chrome8.jpg (9.81 KiB) Visto 15076 vezes


O recurso fica disponível no menu “folha de papel”, e a opção que você deve acessar é a “Nova janela anônima”. Esta opção também pode ser acessada através do atalho: “Ctrl + Shift + N”. Lembra-se ainda que há grande semelhança entre este recurso e o modo “In Private” da nova versão do Internet Explorer 8.

Buscas mais rápidas

como-usar-o-google-chrome9.jpg
como-usar-o-google-chrome9.jpg (10.09 KiB) Visto 15075 vezes


Suponha que você tenha efetuado buscas previamente no site de vídeos Youtube. Um dos recursos que o Google Chrome proporciona para agilizar mais a sua navegação é justamente relativo às buscas, ou seja, após a primeira visita, o navegador armazena o campo de buscas e facilita o processo para você. Para fazer buscas diretamente no mesmo site, você só tem de digitar o nome do site (neste caso: youtube) e então apertar a tecla “Tab”. Automaticamente o Chrome adiciona uma caixa de buscas na barra de endereços, e você só deve digitar o que deseja procurar.

Vantagens

como-usar-o-google-chrome10.jpg
como-usar-o-google-chrome10.jpg (16.49 KiB) Visto 15073 vezes


A Google foi muito esperto ao lançar seu navegador, um bom exemplo é com relação ao Orkut. Você já notou que ao acessar o Orkut em outro navegadores aparece a mensagem: “Try Orkut in Google Chrome”? Então, é bom você tentar usar o site junto ao Chrome, pois o navegador evita o carregamento de propagandas. Além disso, o navegador tem suas vantagens em ser muito rápido e leve.

Fonte: http://baixaki.ig.com.br/info/818-como- ... chrome.htm
 
Uma coisa que eu senti falta que nao é igual os outros navegadores é quando visitamos o orkut de alguem e estamos vendo as comunidades da pessoa e ai chegar no final desejamos voltar para pagina 3 e clica na seta para voltar ele vai para a pagina inicial do meu perfil. mesmo clicando e segunrando ele nao vai para o lugar certo.
 
Eu vim atrás de um tutorial e acabei me deparando com um, porém parece que esse é o GC antigo, oq nao tem nada a ver com o meu mais atual.
 
Existe um atalho p/fazer donwload?
 
por que nao ha favorito no google chrome para salvar pagina ou sait visitado