•  
     

Tudo está bloqueado na China

Notícia um tanto quanto triste e preocupante, mas a China bloqueou ontem, 02, o Twitter, Hotmail, Windows Live e Flickr. Tudo isso dois dias antes do 20º aniversário da repressão às manifestações pró-democracia na Praça Tiananmen, conhecida também como Praça da Paz Celestial.

Tais manifestações ocorreram no dia 4 de Junho de 1989 e ficaram marcadas na história do país devido ao massacre que ocorreu no local. Uma série de estudantes (em torno de cem mil) se reuniram para protestar contra o Partido Comunista, que era considerado repressivo e corrupto demais. O Governo, ao invés de ouvir os manifestantes, resolveu que seria melhor suprimir os protestos pela força, mandando tanques de guerra e o exército ao local. O número de mortes do massacre nunca foi oficialmente divulgado, mas acredita-se que gira em torno de 1000 pessoas (The New York Times).

No dia 5 de junho, um jovem anônimo parou uma fileira de tanques de guerra no local, Jeff Widener, fotógrafo da AP, registrou o momento e a imagem ficou guardada na memória de muitos (Foto acima). O rapaz, conhecido como “o rebelde desconhecido“, foi eleito pela revista Time uma das pessoas mais influentes do século XX. Até hoje, ninguém sabe quem é tal pessoa.

A China já é conhecida por bloqueios em redes sociais há algum tempo, quando, em março, bloqueou o YouTube no país após imagens da repressão no Tibete vazar no site. Além disso, o Blogger e o Wordpress também estão bloqueados no país como forma de o governo controlar o que é dito na rede. O bloqueio do Twitter causou furor entre os estudantes que utilizam o microblog e uma série de revoltas foram feitas em salas de bate-papo do país.

Acho que não sobrou muito para se comentar…

Fonte: http://colunistas.ig.com.br/metablog/20 ... -na-china/