•  
     

Tubarão branco surpreende

Rosaldo Cavalcante - Tubarão branco surpreende pesquisadores

Um grupo de cientistas instalou sensores especiais em 25 ‘Great Whites’ para estudar os hábitos desta espécie de tubarão. Os sensores captam e registram a localização, a temperatura e a profundidade das águas das regiões que os ‘tubarões brancos’ são encontrados.

Os sensores foram projetados para permanecerem ligados aos tubarões por, pelo menos, seis meses. Ou, no máximo, nove meses. Após este período de tempo, os sensores acabam se separando dos tubarões e passam a boiar na superfície do mar. Graças aos sinais eletrônicos emitidos pelos sensores, os cientistas são capazes de ter acesso aos dados neles registrados.

O estudo vem sendo desenvolvido há cerca de cinco anos por cientistas neozelandeses. E os resultados estão quebrando alguns tabus. Recentemente, um destes 25 tubarões alcançou a profundidade recorde de 1.200 metros. Até então, acreditava-se que nenhum tubarão seria capaz de mergulhar a mais de mil metros de profundidade.

O mito de que os famigerados e temidos ‘Great Whites’ são peixes de águas frias também foi desfeito. O fato é que esta espécie também pode ser encontrada em regiões onde a água do mar é quente, entre elas os trópicos.

De acordo com os dados catalogados pelos neozelandeses, entre abril e setembro, meses de outono e inverno no hemisfério sul, os ‘tubarões brancos’ costumam deixar as águas geladas encontradas nos arredores da Nova Zelândia e migrar em direção aos trópicos.

A pesquisa também revelou que os ‘tubarões brancos’ chegam a nadar cerca de 150 quilômetros por dia, e em apenas três semanas podem sair da Nova Zelândia e chegar até à costa da Austrália. Curiosamente, eles não costumam cruzar a linha imaginária do equador, que separa os dois hemisférios.

O estudo visa, acima de tudo, aumentar o entendimento sobre os hábitos dos ‘Great Whites’, e ajudar na preservação desta espécie de tubarão, que nas últimas décadas vem sendo ameaçada pela pesca predatória.

Abraço e boas ondas, Imagem