•  
     

Truques para testar a inteligência do gato

gato-inteligencia.jpg
gato-inteligencia.jpg (11.06 KiB) Visto 1543 vezes


No artigo anterior você conheceu um pouco mais sobre a inteligência felina e descobriu que, apesar de uma maneira diferente do cães, os bichanos são sim muito inteligentes!

E saiba que existe um monte de testes de inteligência que podem ser feitos com animais. Dois deles são muito famosos.

1, 2, 3… testando!

Um está relacionado à capacidade de um animal ou ser humano (bebês e crianças) entender que um objeto, ao passar por trás de uma barreira, não desaparece, está simplesmente atrás de alguma coisa. E os gatos têm essa capacidade, pois se interessam em ir procurar o objeto atrás da barreira assim que ele deixa de ser visível. Os cães também passam nesse teste.

Cadê?

O outro é o chamado “deslocamento oculto”, no qual avaliamos a capacidade de prever onde um objeto em movimento aparecerá depois de passar por trás de uma barreira. E neste os gatos se saem bem melhor que os cachorros. Isso é feito pela observação da direção do olhar do bicho enquanto uma bolinha passa por trás de uma caixa de papelão, por exemplo. A maioria dos gatos é aprovada no teste: consegue prever o deslocamento do objeto, pois olha exatamente para o ponto onde a bolinha irá aparecer. Já boa parte dos cães fica olhando para o lugar onde a bolinha desapareceu…

Tente fazer estes testes com o seu gato. Não deixa de ser uma interação bem bacana entre você e o seu bichano!