•  
     

Tópico: Já viu a explosão de uma estrela?

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) criou o primeiro modelo 3D dos momentos seguintes à explosão de uma estrela, imagens que são fundamentais para o estudo dos corpos celestes e que deixam até os mais leigos curiosos, informa a BBC.

Para este efeito, os astrónomos do MIT utilizaram as informações obtidas por dois telescópios da NASA (o Chandra e o Spitzer) e por outros telescópios colocados na superfície da Terra.

«O modelo oferece uma visão surpreendente da explosão original de uma estrela», garantiu Haley Gomez, da Universidade de Cardiff, País de Gales.

O holograma recriou a supernova (o corpo celeste de luz que surge após a explosão de uma estrela) Cassiopeia A, que terá surgido após a explosão de uma estrela, há 330 anos.

«Os astrónomos e o público em geral estão habituados a ver imagens achatadas, com duas dimensões. Agora nós podemos visualizar um objecto a 11 mil anos-luz através de ângulos diferentes», explicou.

No vídeo podemos ver a maior descoberta destes especialistas: já se sabia que as estrelas emanavam jactos quando explodiam, mas descobriu-se o formato destes jactos, uma espécie de discos.

http://diario.iol.pt/tecnologia/mit-ast ... -4069.html


URL: http://www.portaldascuriosidades.com/fo ... icseen#new