•  
     

Os games de futebol completam 35 anos; confira a história do gênero



Do Atari, passando pelo SNES até o PlayStation 3, os games de futebol completaram 35 anos de história na indústria de jogos eletrônicos. Para comemorar mais de três décadas de muitos gols e dribles, o TechTudo vai descrever brevemente alguns dos principais títulos do gênero.

Imagem

Atari Soccer (1980)

Esse game não foi o primeiro de futebol para videogames, já que a Taito já havia lançado um jogo Soccer anos antes, mas foi o primeiro jogo criado pela Atari para o console Atari 2600. Os gráficos eram simples, mas caprichados para a época, já sendo possível notar a movimentação de pernas dos jogadores.

Imagem

Pele's Soccer (1982)

Criado para o Atari 2600, Pele's Soccer é uma homenagem ao Rei do Futebol, em grande destaque na década de 1970, durante a Copa do Mundo. Embora o game seja colorido, os gráficos do game de Pelé são bem simples e os jogadores parecem pontos com cores diferentes na tela.

Imagem

Soccer Raupisoft (1982)

Ainda em 82, o Soccer Raupisoft surgiu sem a visão por cima dos jogadores e oferecendo uma profundidade parecida com os gráficos 3D. Os jogadores possuiam detalhes maiores e eram coloridos.

Imagem

International Soccer (1983)

International Soccer tem jogadores maiores, mais detalhes, nove níveis de dificuldade contra o computador e a possibilidade de dois gamers jogarem no mesmo time. O game foi um destaque na década de 80 fora do Atari 2600, porque ele foi feito para o Commodore 64.

Imagem

Peter Shilton’s Handball Maradona (1986)

Assim como o jogo do Pelé, Peter Shilton’s Handball Maradona foi inspirado no goleiro inglês Peter Shilton e no jogador argentino Diego Maradona. O game, desenvolvido para o Commodore 64, foi baseado na Copa de 1986, em um jogo lendário entre Argentina e Inglaterra. Maradona ficou famoso por fazer um gol em Shilton na época.

Imagem

Superstar Soccer (1987)

Também desenvolvido para o Commodore 64 e para o ZX Spectrum, o Superstar Soccer é um jogo similar a outros dos mesmos aparelhos, mas com um gameplay mais rápido. Os passes de bola e os chutes a gol são mais velozes se comparados com videogames desenvolvidos anos antes.

Imagem

Italia’90 (1989)

Italia’90 foi um dos games inspirados na Copa do Mundo da época, sendo lançado no Master System e no Mega Drive. Os chutes a gol mudavam a câmera do jogador para que ele pudesse visualizar a bola entrando ou não na rede.

Imagem

Super Sidekicks (1992)

Desenvolvido pela SNK para o seu console, o Neo Geo, o Super Sidekicks mostra a melhora gráfica dos anos 90 nos jogos de futebol. Os jogadores possuem um desenho mais detalhado e o jogo é todo animado, mais estimulante do que outros games. É possível fazer gols de bicicleta e de outras formas criativas, além de poder dar carrinhos e empurrões.

Imagem

Fifa International Soccer (1993)

Conhecido como Fifa 94, o Fifa International Soccer foi um jogo famoso tanto no Mega Drive/Genesis quanto no SNES, principais plataformas que disputavam o mercado de console em meados dos anos 1990.

Imagem

International Superstar Soccer (1995)

Um fenômeno no SNES e no Mega Driver, International Superstar Soccer foi o jogo de futebol da Konami nos anos 90. O game fez tanto sucesso que surgiram até versões crackeadas, como Campeonato Brasileiro 95, só com equipes nacionais. O jogo possuía um narrador e apresentava outros detalhes, como o nome dos jogadores na tela.

Imagem

Actua Soccer (1995)

Um dos primeiros a utilizar gráficos totalmente em três dimensões, Actua Soccer foi um dos jogos de futebol que começou a geração PlayStation. Apesar dos serrilhados e alguns defeitos no 3D, o game funciona com uma dinâmica rápida para um jogo de 95.

Imagem

Fifa 96 (1996)

Com gráficos mais limpos que o Actua Soccer, o Fifa 96 foi o começo de uma série de sucesso, totalmente baseada nas Copas do Mundo. Posteriormente a franquia Fifa passaria a disputar o mercado com a série PES, da Konami.

Imagem

Fifa Road to World Cup 98 (1998)

Com um sistema inovador de customização de jogadores, que permitia criar atletas, o Fifa 98 da Electronic Arts (EA) foi um fenômeno no PlayStation. Jogo tinha 189 clubes e gráficos que permitiam ver um pouco da expressão dos jogadores. Os atletas chegam a brigar com o juiz, por exemplo. O game também saiu no concorrente, o console Sega Saturn.

Imagem

[Winning Eleven (2000)/b]

Franquia da Konami, Winning Eleven fez sucesso no oriente como principal concorrente da série Fifa. No ocidente, a série teria outro nome: Pro Evolution Soccer. Ela investiu nos mesmos elementos que consagraram Fifa: Jogadores expressivos em três dimensões e mecânica simples e intuitiva

Imagem

Pro Evolution Soccer 3 (2003)

Pro Evolution Soccer 3 ficou conhecido no Brasil pelo nome Winning Eleven 7 e por funcionar melhor do que os jogos anteriores da série Fifa. Os botões simplificados transformaram PES em uma categoria internacional de competição de futebol nos consoles. O jogo contava com os gráficos avançados do PlayStation 2 e suportava até quatro jogadores.

Imagem

Fifa 09 (2008)

Com uma física que mistura a velocidade e o peso das bolas, Fifa 09 tem um sistema de colisão entre os jogadores bem desenvolvido. Os gráficos também são mais obscuros e detalhados. Como o game também foi desenvolvido para o PlayStation 3, foi possível aproveitar o hardware robusto do aparelho.

Imagem

Fifa Street (2012)

Que tal jogar um futebol de salão? Ou um futebol de rua, com menos jogadores? Fifa Street proporciona essa diversão. Com toda a tecnologia desenvolvida pela EA para essa categoria de games, os jogos são agilizados e divertidos. O garoto-propaganda dessa versão de Fifa Street foi o craque argentino Lionel Messi.

Imagem

Pro Evolution Soccer 2013 (2012)

Com times do Campeonato Brasileiro, PES 2013 possui gráficos detalhados na versão do PlayStation 3, além de outras versões para PSP e Wii. O game teve como garoto-propaganda o jogador Cristiano Ronaldo, da seleção de Portugal.

Imagem

Fifa 13 (2012)

Compatível com Kinect e PlayStation Move, Fifa 13 chama atenção, novamente, por gráficos impressionantes e realistas. Os nomes dos jogadores acompanham imagens oficiais dos atletas e efeitos de sombra dão suporte para o nível alto de realismo do game.

Imagem

Outros jogos importantes na história dos games de futebol

Football para Atari 2600 foi um dos iniciantes do estilo, em 1978. Há nomes e franquias menores, como Match Day (1984), Sierra Soccer (1994) e Euro 2004 (2004).
Quer saber mais sobre a história dos jogos de futebol? Veja o vídeo abaixo compilado por DaveroFilms no YouTube.




http://www.techtudo.com.br/
 


Caramba 35 anos ja , adooooro jogar futebol manooo , jogo de mais !
 


Maneeeiro , já joguei quase todos kkkk
 


tô ficando véio mesmo
Página inicial