•  
     

Tiger Woods PGA TOUR 09

Tiger Woods PGA Tour é uma das licenças que se insere no rol de actualizações anuais levadas a cabo pela EA Sports. Este ano, como não poderia deixar de ser, foi editado no nosso mercado Tiger Woods PGA Tour 09 em várias plataformas. Fomos experimentar como se comporta a versão dedicada à PlayStation 3.

Através de 16 campos de golfe, dos quais cinco são novidade: Bay Hill (Orlando), Gary Player Country Club (África do Sul), Sheshan (Xangai), Wentworth (Londres) e Wolf Creek (Las Vegas), temos que ir participando e, se possível, ganhando torneios. E se as novidades respeitantes a campos de golfes são escassas, passando para plano dos jogadores, o plano não é muito mais animador, uma vez que apenas temos quatro estreias. Obviamente, como já vem sendo habitual nas entregas da série, podemos criar o nosso próprio jogador desde o zero, havendo mesmo a opção de podermos importar fotografias do nosso rosto para tentar criar alguém o mais parecido connosco possível.

Para além de irmos ganhando fama e reputação, as vitórias nos torneios dão-nos alento monetário para comprarmos novo equipamento, algo que, em alguns casos, está intrinsecamente ligado à nossa performance. Caso não tenham o tempo ou disposição para entrar na competição PGA, podem optar por concluir com sucesso alguns desafios que a Electronic Arts colocou no jogo. Por exemplo, fazer com que a bola voe uma determinada distância, derrotar um determinado golfista num confronto, ou então, entrando num modo chamado Tiger Challenge Mode.

As opções para vos manter viciados no campo são várias, contudo, quem já tenha experimentado a versão do ano passado, não poderá deixar de sentir que está perante um limar de arestas. A prova mor disso mesmo é-nos dada quando mergulhamos na jogabilidade. A mecânica de puxar o analógico para trás (ganhar lanço) e para a frente (acertar na bola) continua a ser a mesma, porém, menos sofrível do que no ano passado. Hank Haney, treinador de Tiger Woods, é uma das adições à versão deste ano. Haney avalia a vossa prestação após cada ronda e diz-vos o que precisam de fazer para progredirem. Dividido por várias categorias: força, pontaria, jogo curto e putting, são-vos sugeridos exercícios para praticarem onde estiveram menos bem.

TigerWoods09.jpg


Agora, também em tempo-real são calculadas as características que compõem o vosso jogador. Através de uma mecânica apelidada de "Dynamic Attributes", tudo flutuará de acordo com a vossa prestação. Por um lado, a experiência de jogo sai muito mais próxima do real, por outro, sentimos desde a primeira tacada que temos a cabeça a prémio e que apenas uma aproximação ao buraco mal conseguida pode estragar horas de progresso.

Ligando a consola ao online, Tiger Woods PGA Tour 09 continua a caminhada começada o ano passado. Para além de vos deixar jogar contra outros três jogadores em simultâneo, nada de monta foi adicionado ao jogo. Face aos problemas que a versão do ano passado nos deu, é visível que a Electronic Arts preocupou-se mais em atenuar estas falhas, oferecendo agora aos jogadores uma boa estadia.

Verde, verde, verde e um pouco de espectadores. É por este critério que a nossa avaliação aos gráficos tem que ser regida. Os campos são bonitos, fiéis reproduções dos originais, contudo, podiam e deviam ser mais detalhados, notando que a EA se centrou em Tiger Woods, relegado para outros planos aquilo que compõe o ramalhete.

Os comentários mudaram de voz. Tiger Woods 09 conta com dois novos comentadores à frente dos microfones, sendo eles Kelly Tilghman, locutora do The Golf Channel e Sam Torrance, antigo profissional escocês que já ganhou 41 eventos profissionais. As diferenças não se fazem notar minimamente, sendo completamente engolidos pela qualidade da banda sonora, nem que a mesma seja o coaxar das rãs. Sempre são mais emotivas naquilo que fazem.

A concluir, Tiger Woods 09 é um jogo ideal para quem não tiver a versão do ano passado. Com uma jogabilidade e um online mais apuradas, cinco campos e quatro jogadores são poucas novidades dignas desse nome. Nesta equação avaliativa das novidades, entram ainda a adição do treinador de Woods e do sistema Dynamic Attributes. Dêem vocês o resultado a esta conta e às contas dos euros que vos sairão da carteira.

TigerWoods09.jpg


TigerWoods09.jpg
 
TigerWoods09.jpg


TigerWoods09.jpg
 
TigerWoods09.jpg


TigerWoods09.jpg
 
TigerWoods09.jpg


TigerWoods09.jpg
 
TigerWoods09.jpg


TigerWoods09.jpg
 
 
o grafico pelo que eu vi nas screen é 10 e parece a´te ser real ushaushu muito bom !