•  
     

Teste ao SBSH PocketBreeze e SBSH PocketWeather

PocketBreeze

O PocketBreeze permite organizar toda a informação pessoal (Calendário, Tarefas, Contactos e Notas) directamente no ecrã Hoje. Ao contrário de muitas outras propostas do género (incluindo o plugin Calendar do Windows Mobile), o PocketBreeze (PB) permite não só consultar, editar e organizar como disponibiliza a informação devidamente categorizada através de código de cores.

Não obstante, o PB revela-se muito mais poderoso do que um simples organizador: além de uma interface rica e totalmente personalizável através das inúmeras opções, existe um extenso leque de temas para combinar o “look” do PB ao restante ecrã Hoje. Por outro lado, ao contrário da impressão que o utilizador possa ter de início, o PocketBreeze pode e deve ser utilizado como uma interface primária para a maioria das operações que se pode realizar num PocketPC. Através das tab's, o PB suporta a grande maioria dos plugins do ecrã Hoje, ou seja, pode ser incluído um launcher, um gestor de perfis de telefone, um plugin de meteorologia, etc. O PockerBreeze torna-se, deste modo, no único plugin que deve estar activado no ecrã Hoje, ocupando todo o ecrã.

Em termos de inovações, a nova versão 5.3 melhorou a interface das Notas, foram corrigidos alguns bugs, a adaptação da altura do plugin está mais rápida (menos delay quando se muda o sentido do ecrã de Portrait para Landscape) e as teclas de direcção do PDA (vulgo D-Pad, tecla de 5 sentidos, etc) são suportadas na íntegra para todas as funcionalidades do PB. O PocketWeather continua a ser suportado e os ícones da meteorologia aparecem nos dias respectivos.


Os tab's pré-definidos:

Só por si, o PB apresenta seis tab's com os diversos tipos de informação: Calendário, Tarefas, Notas, Contactos, Email e Eventos Especiais (anivesários). Cada um destes tab's pode ser personalizado com uma interface específica, seja a nível do tipo e tamanho de letra, modo de apresentação da data entre outros parâmetros.

O calendário

O Calendário é a tab principal do PB. Além de mostrar todos os compromissos (que por sua vez podem ser filtrados por categorias ou filtros personalizados), permite a rápida edição dos mesmos, disponibilização dos itens por categorias coloridas e ícones, diferentes tipos de layout (mostrar hora e apontamento, ou apontamento e hora, apontamento e local etc. São 12 diferentes tipos de layout).

PocketBreeze.jpg
PocketBreeze.jpg (66.44 KiB) Visto 869 vezes


A tab do calendário permite também a inclusão das Tarefas, onde aparecem na respectiva data da ocorrência. As restantes aparecem no final e as atrasadas no início da tab. Como é habitual na SBSH, o utilizador pode definir onde, quando e como é que as tarefas são apresentadas na tab do calendário ou pode optar por nenhuma.

Uma das grandes vantagens desta tab nem é a apresentação dos compromissos do dia e dos dias seguintes. A meu ver, a possibilidade de chamar o calendário do mês e ver num ápice todos os apontamentos é uma funcionalidade do agrado de muitos utilizadores. O calendário não fica por aqui: nessa mesma caixa de diálogo é possível criar novos compromissos e editar os existentes.


PocketBreeze.jpg
PocketBreeze.jpg (61.43 KiB) Visto 848 vezes


No lado direito da tab, em cada dia aparece uma barra do tempo. Carregando sobre a mesma, o utilizador rapidamente consegue visualizar o tempo livre e ocupado para aquele dia. Com a stylus, é possível seleccionar um intervalo de tempo e definir um compromisso para esse mesmo intervalo. Numa situação no dia-a-dia, este tipo de funcionalidade é essencial para uma anotação rápida de compromissos, rivalizando com a rapidez com que se marca numa agenda de papel.

PocketBreeze.jpg
PocketBreeze.jpg (63.09 KiB) Visto 841 vezes




As Tarefas

A tab das tarefas é uma versão “light” do calendário, neste caso disponibilizando apenas as tarefas. Como em qualquer uma das tab's, o utilizador decide como é que os eventos são apresentados (data de conclusão, prioridades, etc), pode editar e criar novas tarefas e marcar as que já se encontram concluídas.

PocketBreeze.jpg
PocketBreeze.jpg (59.89 KiB) Visto 836 vezes


As tarefas são organizadas dentro de separadores distintos, onde é possível ver os eventos mais próximos ou os mais distantes no tempo (próximos 3 dias, próximos 30 dias, etc). Na barra aparece também o número de tarefas que a mesma encerra.

Notas

Apesar das melhorias da versão 5.3, a tab das notas, pelo menos comparativamente a outros softwares, continua igual às versões anteriores.

PocketBreeze.jpg
PocketBreeze.jpg (62.39 KiB) Visto 834 vezes


Nesta tab o utilizador tem acesso às suas notas e documentos de texto (word e txt) e pode ver um preview da mesma para rápida consulta. Com um duplo-tap é possível abrir o programa e editar a nota. Na parte de baixo da tab é possível visualizar uma barra com letras onde o utilizador pode rapidamente escrever o título e localizar o apontamento pretendido.

PocketBreeze..jpg
PocketBreeze..jpg (20.76 KiB) Visto 833 vezes


Contactos


Sem excepção, esta tab permite ter toda a informação, números, endereço de email, entre outros campos relativos aos seus contactos no ecrã Hoje. Através de um tap, é possível marcar um número de telefone, enviar um sms ou editar um contacto.

PocketBreeze.jpg
PocketBreeze.jpg (58.23 KiB) Visto 832 vezes


A grande vantagem desta tab é organização por categorias, onde basta maximizar o separador respectivo para que apareçam os contactos relativos a essa categoria. Por outro lado, convém aumentar o tipo de letra dos mesmos, o tamanho default e inusável com os dedos, especialmente na procura na barra inferior.

Email/Messaging

Estava curioso para ver esta tab, nomeadamente se a sua utilização permite aumentar ou melhorar a produtividade tendo em conta que um dos principais objectivos para a utilização de um PDA é para ter acesso ao email.

Nesta tab, as contas aparecem separadas por tipo (conta de email, SMS, ActiveSync, MMS, Windows Live, etc) e dentro de cada separador é possível ter acesso imediato aos registos de cada conta. Podemos ver um preview da mensagem (para rápida consulta) ou abrir a mesma no Pocket Outlook através de um duplo tap. Com um tap longo por cima do separador, é possível criar uma nova mensagem utilizando a conta seleccionada.


PocketBreeze.jpg
PocketBreeze.jpg (60.48 KiB) Visto 828 vezes


A tab do Messaging/Email apenas mostra a Inbox, é necessário navegar até ao Pocket Outlook para ter acesso às listas de mensagens enviadas, lixo e rascunhos.

Apontamentos Especiais

Finalmente chegámos à última tab default do PocketBreeze. A sua utilização é simples: todos os eventos anuais, nomeadamente os aniversários, aparecem por ordem cronológica indicando o número de dias que faltam para o evento e a idade da pessoa (se o ano de nascimento for colocado no Contacto dessa mesma pessoa, o PB não é bruxo).

Configurações

Como é hábito da SBSH, o PocketBreeze é completamente personalizável e adaptável a qualquer perfil de utilizador. Não me refiro apenas às inúmeras configurações das tab’s pré-definidas, mas sim à possibilidade de colocar novas tab’s e plugins dentro do PB.

PocketBreeze.jpg
PocketBreeze.jpg (35.35 KiB) Visto 831 vezes


Como referido anteriormente, o PB permite a utilização de Skins que alteram o aspecto gráfico de todo o programa. Graças à comunidade de entusiastas, podemos encontrar literalmente dezenas e dezenas de skins no Fórum da SBSH para QVGA e VGA. Todavia, com tantas opções, não se compreende a razão de manter o tamanho minúsculo dos icons das tab’s do PB: são minúsculas, especialmente nos QVGA.

PocketBreeze.jpg
PocketBreeze.jpg (23.18 KiB) Visto 824 vezes




Dentro do PB podemos configurar especificamente cada uma das tab’s default. O utilizador pode alterar o aspecto, tipo de fonte, cores das categorias e os respectivos icons. Sobre estes últimos, a SBSH não oferece nenhum icon de categoria para o PB e os únicos disponíveis estão à venda no site. É no mínimo incompreensível já que os icons não só constituem um atractivo visual mas também são fundamentais para a organização, porventura mais importantes do que as cores das categorias.

PocketBreeze.jpg
PocketBreeze.jpg (42.82 KiB) Visto 821 vezes


PocketBreeze.jpg
PocketBreeze.jpg (37.49 KiB) Visto 821 vezes


Dentro das Opções do PocketBreeze, é possível adicionar tab’s extra com plugins do ecrã Hoje. Ao contrário da ideia que o utilizador possa ter (nomeadamente, utilizar um launcher e dentro de uma tab do laucher, ter o PB), o PB deve ser o único plugin activado, todos os outros podem e devem estar dentro do PocketBreeze. Desta forma é possível inserir launchers como o iLauncher ou SPB PocketPlus dentro de uma tab do PB assim como outros plugins, HTC Home, SPB Phone Suite, etc. A integração é muito boa e fluida, sem grandes atrasos de carregamento.

PocketBreeze.jpg
PocketBreeze.jpg (23.5 KiB) Visto 818 vezes


Desta forma, o utilizador consegue consolidar os seus dados pessoais em conjunto com os restantes plugins e atalhos para as aplicações. Neste ponto de vista, em termos de possibilidades, o PocketBreeze é literalmente limitado pela imaginação e paciência.

Conclusão


O PocketBreeze reúne numa única interface no ecrã Hoje todas as informações pessoais relevantes permitindo a sua organização e interacção. Aproxima-se muito do conceito das agendas de papel e consegue em alguns casos rivalizar na rapidez de acesso à informação ou introdução de novos eventos em agenda.

Uma das grandes vantagens reside da compatibilidade com os restantes plugins do ecrã Hoje, pelo que o utilizador pode maximizar a sua produtividade se ocupar todo o ecrã Hoje com as suas informações e plugins nas tab’s do PocketBreeze. Por outro lado, as imensas configurações, skins, adaptação às necessidades, controlo dos tipos de letras, tab’s com plugins, manual com 59 páginas, etc roubam imenso tempo ao utilizador pelo menos na configuração inicial. Para um programa de produtividade, é gasto mais tempo a organizar as tarefas do que a realizá-las. A esta situação junta-se o facto de não existirem icons para as categorias, dificultando a organização em especial se o utilizador estiver habituado a outros programas que disponibilizam esses mesmos icons.

Todavia, no aspecto geral, o pocketBreeze é sem dúvida um dos melhores (se não o melhor) organizadores de informações pessoais (PIM) para o ecrã Hoje.

Pontos a Favor:
Integração das informações no ecrã Hoje;
Integração dos plugins nas diversas tab’s;
Fluidez na operação;
Skins.
Pontos Negativos:
Demasiadas configurações dificultam e confundem o utilizador;
Tempo gasto a aprender e a personalizar o programa – curva de aprendizagem elevada;
Falta de icons para as categorias.
Nota: 7.5/10

Para ganhar os 2.5 pontos, a SBSH precisa de lançar uma nova versão com configurações simples pré-definidas e um separador de “avançados” onde o utilizador – se desejar – pode personalizar com maior detalhe. Devem ser disponibilizados icons gratuitos para as categorias.


download

PocketBreeze5_4_1.zip
(2.9 MiB) Transferido 192 vezes


Fonte: http://www.pocketpt.net/forum/index.php?showtopic=19864
 
PocketWeather

Um PDA é um dispositivo versátil que pode ser utilizado para as mais diversas situações. Com o advento da internet e com a disponibilização de API's que permitem a pesquisa da informação, rapidamente surgiram aplicações que permitem o fornecimento de dados sempre actualizados directamente no PDA. Esta tecnologia permite que os utilizadores tenham acesso em tempo real às mais diversas informações (cotações da bolsa por exemplo) mas também permite o acesso aos dados relativos à meteorologia.

O PocketWeather vem no segmento dos programas de meteorologia para PDA. Através de um acesso à internet, o programa faz o download do estado actual e futuro do tempo, apresentando as informações de um modo intuitivo ao utilizador. Contudo, a alternativa da SBSH pauta-se pela variabilidade da informação disponibilizada, adaptando-se aos gostos dos utilizadores, sejam aqueles que só querem saber se amanhã fará chuva ou sol ou aqueles que gostam de interpretar os valores das diversas grandezas (precipitação, temperatura, pressão, etc) meteorológicas. O PocketWeather permite consultar também as mais recentes METAR para os entusiastas da aviação.

O programa está presentemente na sua segunda versão, onde foram acrescentadas algumas funcionalidades como por exemplo a nova interface em tab's, personalização do plugin com novos icons e layouts, integração com o SBSH PocketBreeze, nova consola com informações detalhadas e acesso a dados específicos para utilizadores avançados (METAR, TAF, informações sobre terramotos, etc).


Aparência

O PocketWeather tem diversos layouts de acordo com as preferências do utilizador, sem falar na possibilidade de usar skins. Não obstante, vamos falar apenas nos layouts que acompanham o PocketWeather.

O pré-definido é o “compact”, onde é possível visualizar a previsão do estado do tempo para o corrente dia e para os quatro dias seguintes. São apresentadas informações como a Temperatura, previsão, humidade e velocidade e direcção do vento.


PocketWeather.jpg
PocketWeather.jpg (50.18 KiB) Visto 825 vezes


Todavia, o mais completo é sem dúvida o Detailed, com praticamente todas as informações que um utilizador, mesmo que avançado, possa precisar.

PocketWeather.jpg
PocketWeather.jpg (40.28 KiB) Visto 822 vezes


Os restantes são variações destes dois primeiros, onde o utilizador pode optar por ver menos dias mas com mais detalhes, ou optar por ver múltiplos dias com menos informações. As skins adicionais que se podem encontrar no fórum da SBSH complementam em grande medida a oferta que vem no “pacote”.
Estrutura do programa

O PocketWeather apresenta-se bem estruturado, com muitas opções de personalização mas comparativamente mais fácil de aprender do que o PocketBreeze. Estes dois programas integram-se perfeitamente um no outro, onde é possível adicionar o PW como tab no PB. Não obstante, estes dois programas partilham uma relação mais profunda e o PB é capaz de disponibilizar o estado do tempo nos separadores dos dias, onde é possível o utilizador alterar a forma como quer a informação, só o icon ou icon e temperaturas.


O PocketWeather tem uma grande base de dados de cidades Portuguesas, inclusive ilhas. É possível efectuar updates via ActiveSync ou uma outra qualquer ligação assim como definir um intervalo de actualização. O PW tem uma função interessante neste ponto: podemos configurar o mesmo para não utilizar ligações GSM, ou seja, impede que o PW ligue uma ligação de dados paga sem conhecimento do utilizador.


PocketWeather.jpg
PocketWeather.jpg (27.28 KiB) Visto 818 vezes


PocketWeather.jpg
PocketWeather.jpg (43.15 KiB) Visto 820 vezes


No que toca às opções de configuração, como habitualmente, o utilizador tem toda uma série de parâmetros completamente personalizáveis, nomeadamente as unidades das grandezas (sistema imperial, métrico e outros), aspecto do ecrã Hoje, Icons e outros parâmetros que definem o aspecto geral.

PocketWeather.jpg
PocketWeather.jpg (24.82 KiB) Visto 815 vezes


A grande vantagem são as inúmeras skins e icons que se podem encontrar nos fóruns da SBSH. Uma skin define que tipo de informações são disponibilizadas no ecrã e a sua estrutura, os icons, bem, são as imagens com informação visual das previsões. O utilizador pode misturar ambos à sua vontade. Os icons mais pequenos serão utilizados também no PocketBreeze se o utilizador activar a integração nas opções deste último.

PocketWeather.jpg


PocketWeather.jpg
PocketWeather.jpg (23.18 KiB) Visto 819 vezes


Conclusão

O PocketWeather cumpre bem a sua função. Disponibiliza as informações de acordo com as preferências do utilizador, tem uma rigorosa política de actualizações e deixa de lado o aspecto “geek” da meteorologia ao possibilitar a inclusão de skins e icons bem ao estilo do WeatherPanel.

A integração com o PocketBreeze é uma funcionalidade natural e está muito bem conseguida. Pelo menos nesta semana de review, as previsões têm acertado com pequenas discrepâncias naturais dos micro-climas tropicais da região autónoma da Madeira (local onde o teste foi efectuado).

Pontos a favor
Integração com o PocketBreeze;
Skins e Icons gratuitos;
Correcção das previsões meteorológicas;
Curva de aprendizagem não tão exigente - mas com o mesmo poder.
Pontos Negativos
Falta de layouts pré-definidos suficientemente agradáveis para não obrigar o utilizador a perder tempo a procurar outros melhores nos fóruns da SBSH.

Os dois pontos referem-se às poucas opções de layouts "out of the box". A SBSH devia incluir uns semelhantes ao software concorrente da SPB.


download


PocketWeather.jpg
PocketWeather.jpg (23.18 KiB) Visto 819 vezes


Fonte: http://www.pocketpt.net/forum/index.php?showtopic=19864