•  
     

Teresina - Piauí

Teresina é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro do Piauí, a única capital da região Nordeste que não se localiza no litoral. É a 21ª maior cidade do Brasil, com 793.915 habitantes. Está conurbada com o município maranhense de Timon e, juntos, aglomeram cerca de 1 milhão e 40 mil habitantes. A única barreira natural que as separa é o Rio Parnaíba, o maior rio totalmente nordestino, a cidade representa cerca de 25% da população piauiense e cerca 45% de sua economia, sendo sua região metropolitana 60% do PIB do Piauí.

A cidade é a terceira onde mais acontecem seqüências de descargas elétricas no mundo. Por esta razão, a região recebe a curiosa denominação de "Chapada do Corisco". Destaca-se como um pólo de medicina, recebendo pacientes de vários estados do Nordeste, e por ser a primeira capital planejada do Brasil. Segundo o IPEA, é a terceira capital mais segura do Brasil. Destaca-se também.

Seu lema é a frase "Omnia in Charitate", que significa, em português, "Tudo pela caridade". A cidade é a terra natal de Torquato Neto, poeta do Tropicalismo, e Carlos Castelo Branco, colunista político do Jornal do Brasil.


teresina-piG3.jpg


teresina-piG.jpg


teresina.jpg


saoluis10.jpg


saoluis07.jpg


PI-teresina01-350.jpg
PI-teresina01-350.jpg (27.64 KiB) Visto 184 vezes


frente_templo.jpg


aracajusf1.jpg


2118036096_b7d22c1feb_b.jpg