•  
     

Telemig Celular

A Telemig Celular é a quinta maior operadora de celular do Brasil. Era controlada pela Telpart e, posteriomente, o controle acionário foi comprado pela operadora Vivo.

Iniciou suas operações no estado de Minas Gerais (exceto região do Triângulo Mineiro) com a tecnologia AMPS na década de 1990, e logo depois implantou a tecnologia TDMA.

No início de 2004, a Telemig Celular anunciou que implantaria a tecnologia GSM. Em setembro daquele ano, adquiriu licenças para a tecnologia GSM no Triângulo Mineiro. No final de 2004, a tecnologia GSM foi implantada na sua área de atuação AMPS/TDMA. No primeiro semestre de 2005, a Telemig Celular anunciou sua entrada no Triângulo Mineiro.


Atualmente, a Telemig Celular oferece a tecnologia GSM em todo o estado de Minas Gerais. Excluindo o Triângulo Mineiro, também oferece tecnologia AMPS e TDMA. No final de 2007, foi a primeira operadora do Brasil a colocar em operação uma rede 3G, utilizando a tecnologia UMTS/HSDPA na faixa de 850MHz, em Belo Horizonte.


A Telemig Celular, com mais de 3,4 milhões de clientes, é a maior operadora de telefonia móvel de Minas Gerais e líder de rentabilidade e qualidade do setor. Desde a sua criação, a operadora, que tem 31,1% de participação no mercado, vem se consolidando como uma empresa inovadora em seu segmento.

Em março de 2007, a Telemig Celular consolidou posição de operadora com a maior cobertura móvel de Minas Gerais. A empresa participou do edital do Fundo para Universalização do Acesso a Serviços de Telecomunicação em Minas Gerais (Fundomic), criado para levar os serviços de telefonia móvel e transmissão de dados para todos os municípios do Estado, de onde saiu como vencedora do lote 2. Com a aquisição das novas áreas contidas nesse lote, que prevê a implantação de serviços em 134 cidades, nos DDDs 34, 35 e 38 e mais o seu plano adicional de expansão, a Telemig Celular passará a atender um total de 600 municípios, com mais de 700 localidades, incluindo as principais rodovias do Estado. Agora, com o lançamento do HSDPA, a Telemig Celular se consolida como a operadora com a tecnologia mais avançada do Brasil.

A Telemig Celular também é a proprietária da operadora Amazônia Celular, que atua em cinco estados: Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima.




Fonte: http://www.telefone-ok.com.br/telefone/ ... elular.asp