•  
     

Telefone

O telefone é um aparelho que estabelece comunicação entre duas ou mais pessoas. Podemos defini-lo, tecnicamente, como um aparelho eletroacústico que permite a transformação, no ponto transmissor, de energia acústica em energia elétrica e, no ponto receptor, a energia elétrica se transforma em acústica, permitindo a troca de informações.

Foi inventado por volta de 1860 por Antonio Meucci, que o chamou teletrofone. Há uma controvérsia sobre a invenção do telefone, já que Alexander Graham Bell patenteou a invenção. Anos mais tardes, Meucci foi reconhecido oficialmente como inventor do telefone.



No Brasil, os primeiros telefones, foram instalados no Rio de Janeiro, que no ano de 1883, tinha cinco centrais telefônica. Também funcionava a primeira linha interurbana, que ligava a capital à Petrópolis.

A primeira empresa de telefonia foi a Brazilian Telephone Co., que teve vários donos, que em 1889, foi incorporada à Brasilianische Elektricitats Geselschaft, com sede em Berlim. No Rio Grande do Sul, o serviço telefônico, começou em 1885, com a União Telefônica.

Desde então, os serviços de telefonia no Brasil foi crescendo, passando por mudanças, principalmente tecnológicas, e fazendo parte cada vez mais da vida das pessoas.




Os primeiros telefones eram conectados à uma central manual, operada por uma telefonista. O usuário tinha que girar uma manivela para gerar a corrente de toque e chamar a telefonista, que através da solicitação do usuário, interligava os pontos manualmente. Assim uma pessoa era conectada a outra.

Com o surgimento das centrais automáticas, o telefone ganharam “discos”, que geravam uma sinalização decádica, com uma sério de pulsos, de 1 a 10. Esta tecnologia permaneceu até o final dos anos 60, quando começaram a surgir os aparelhos com teclado eletrônico. Com eles, a “discagem” era mais rápida.

Os avanços tecnológicos do aparelho são notáveis. Atualmente, podemos encontrar aparelhos com fio, sem fio, analógico ou digital. A telefonia também tem o celular, um aparelho de comunicação por ondas eletromagnéticas.

Há no mercado, uma variedade de aparelhos de telefone e de tecnologias para o seu funcionamento. Ele está cada vez mais compacto, com serviços como caixa postal, com design moderno. Bem diferente dos primeiros aparelhos. Existem ainda, várias operadoras de telefonia que auxiliam os consumidores na tecnologia usada para cada telefone.



Fonte: http://www.telefone-ok.com.br/telefone/telefone.asp