•  
     

Telefone sem fio

O telefone sem fio é uma da maiores invenções da vida moderna: com ele, você pode falar enquanto se move livremente por sua casa.

O aparelho sem fio surgiu por volta de 1980. É basicamente, uma combinação de telefone e transmissor/receptor de rádio.

Um telefone sem fio possui dois componentes principais: a base e o aparelho de mão.

A base do telefone sem fio é conectada à tomada por meio de uma conexão de fio telefônico normal. Na parte do sistema telefônico, ela se parece com um telefone normal. A base recebe a chamada, como um sina elétrico, através da linha telefônica, que a converte em sinal de rádio e a transmite.


O aparelho de mão, o telefone sem fio em si, recebe o sinal de rádio, proveniente da base, e o converte em um sinal elétrico que é enviado para o alto-falante, onde é convertido em som. Quando você fala, o aparelho de mão transmite sua voz por meio de um segundo sinal de rádio que volta para a base, que recebe seu sinal de voz e o converte em eletricidade para ser enviado, através da linha telefônica para a outra pessoa.

Dois aspectos são importante para o telefone sem fio: o alcance e a qualidade do som.


O alcance do telefone sem fio é a distância que o aparelho de mão pode ficar da base. Esse alcance é diferente para cada aparelho.

A qualidade do som pode ser afetada pela distância, pela maneira como a informação no sinal de rádio é transmitida e pela interferência de estruturas como paredes e eletrodomésticos.

O telefone sem fio evoluiu muito desde 1980, e é o tipo de aparelho telefônico mais encontrado nas residências. Muito antes de os telefones celulares ficarem tão baratos a ponto de qualquer um poder comprá-los, o telefone sem fio dava a todos, a liberdade de andar e conversar com privacidade.



Fonte: http://www.telefone-ok.com.br/telefone/ ... em-fio.asp