•  
     

Telefone IP

O telefone IP é um telefone que possui todos os recursos necessários para um serviço VoIP. Para ser usado é necessário apenas conectá-lo a um serviço de banda larga (rede IP), para fazer e receber ligações do serviço VoIP.

Telefonia IP é a aplicação de VoIP, comunicação de voz sobre redes, para estabelecer chamadas telefônicas com a rede de telefonia pública, fixa e para celular.

As ligações são de dois tipos:

-Para fazer chamadas para rede pública: neste caso o usuário disca o número convencional do telefone de destino para completar a chamada;


Para fazer e receber chamadas da rede pública: neste caso o usuário recebe um número convencional de telefone, para receber as chamadas da rede pública, e disca o número convencional do telefone de destino para fazer a chamada de rede pública.

Nesses dois casos, o usuário pode fazer e receber chamadas de outro usuário do mesmo prestador de serviços VoIP, geralmente sem custo, porém não consegue chamar usuários de outros provedores VoIP.

O telefone IP, junto com o serviço VoIP, tem, suas vantagens e desvantagens. Para conectar um telefone normal, basta o tradicional cabo de cobre, para um telefone IP, a conexão é na banda larga de Internet.



No caso de falta de energia elétrica, o telefone convencional continua funcionando, o telefone IP não. Essa é uma desvantagem do telefone IP.

Na questão de mobilidade, o telefone convencional fica limitado a casa do usuário, já o telefone IP pega em qualquer lugar, desde que esteja conectado a Internet.

O número telefônico e as chamadas locais do telefone normal, estão associadas ao domicílio e a área local do domicílio do usuário, respectivamente. Para o telefone IP, o número telefônico está associado à área local do número contratado, e as chamadas locais também.

Da mesma forma que na Internet, os serviços VoIP, do qual faz parte o telefone IP, são nômades, ou seja, não importa qual a localização física do prestador do serviço VoIP ou do usuário para que o serviço seja utilizado. Somente o número telefônico não é nômade e está associado à área local do número contratado.



Fonte: http://www.telefone-ok.com.br/telefone/ ... one-ip.asp