•  
     

Telefone com fio

O telefone com fio é um aparelho que estabelece comunicação entre duas ou mais pessoas. Podemos definir o telefone, tecnicamente, como um aparelho eletroacústico que permite a transformação, no ponto transmissor, de energia acústica em energia elétrica e, no ponto receptor, a energia elétrica se transforma em acústica, permitindo a troca de informações.

Foi inventado por volta de 1860 por Antonio Meucci, que o chamou teletrofone. Há uma controvérsia sobre a invenção do telefone, já que Alexander Graham Bell patenteou a invenção. Anos mais tardes, Meucci foi reconhecido oficialmente como inventor do telefone.


O telefone com fio foi o primeiro modelo de aparelho telefônico, que com o passar dos anos foi evoluindo. Atualmente, com a vida moderna, ele não é tão usado, perdeu espaço para o telefone sem fio e os celulares.

Os primeiros modelos de telefone com fio, eram conectados à uma central manual, operada por uma telefonista. O usuário tinha que girar uma manivela para gerar a corrente de toque e chamar a telefonista, que através da solicitação do usuário, interligava os pontos manualmente. Assim uma pessoa era conectada a outra.



Com o surgimento das centrais automáticas, o telefone com fio ganhou “discos”, que geravam uma sinalização decádica, com uma sério de pulsos, de 1 a 10. Esta tecnologia permaneceu até o final dos anos 60, quando começaram a surgir os aparelhos com teclado eletrônico. Com eles, a “discagem” era mais rápida.

O telefone com fio foi evoluindo visual e tecnologicamente. Os primeiros aparelhos tinham uma manivela para fazer a ligação, apareceram os discos e, posteriormente, os teclados digitais.

Os mais modernos modelos de telefone com fio, apresentam serviços como o de secretária eletrônica, identificador de chamada e, alguns modelos são os de fax.

Mesmo com a modernidade cada vez mais presente nos lares de todo o mundo, ainda é possível encontra aparelhos de telefone com fio. Eles não foram extintos do mercado de eletroeletrônicos, mas tiveram sua produção bem reduzida.

O telefone com fio ainda é um bom produto, e pode ser muito bem utilizado, com seus modernos e tecnológicos serviços.


Fonte: http://www.telefone-ok.com.br/telefone/ ... om-fio.asp