•  
     

TELAS LCD OU PLASMA

hoje pretendo esclarecer as vantagens e desvantagens de uma tela de plasma e uma de LCD para você, leitor. Se está pensando em comprar um aparelho destes, se acomode bem na sua cadeira e pegue os óculos (caso necessite!).

TELAS LCD OU PLASMA.jpg
TELAS LCD OU PLASMA.jpg (12.66 KiB) Visto 393 vezes


Ao pensar numa comparação a respeito de que aparelho optar, você deve se perguntar o que pretende assistir na “telinha” e em que ambiente planeja colocá-la.

As TVs de LCD (Display de Cristal Líquido) são leves e finas assim como as de Plasma, e ambas se diferenciam das TVs convencionais por vários fatores, dentre os quais a definição da imagem e o tamanho são os principais (TVs de plasma e LCD não necessitam do tubo de raios catódicos que ocupa todo aquele espaço atrás da TV convencional, sistema o qual - explicando de uma forma simples - lança feixes de elétrons na tela, exibindo desta forma a imagem).

Aparelhos de Televisão de LCD são indicados para serem utilizados em ambientes mais iluminados. Devem ser também a escolha para quem pensa em utilizar videogames, pois nos jogos, as imagens se repetem e permanecem estáticas com muita frequência, o que é prejudicial numa TV de plasma.

As TVs de LCD também são mais econômicas e te proporcionam uma imagem com melhor definição, porém não são muito eficientes ao exibirem cenas com movimentos rápidos (você percebe um pequeno atraso na imagem). Os aparelhos mais antigos apresentam ângulo limitado a uma visão perpendicular (90º), e os preços costumam ser mais elevados comparados a uma TV de plasma com as mesmas dimensões. Além disso, se você está a procura de tamanho, dificilmente você encontrará telas de LCD acima de 50″ (polegadas).

Já os aparelhos de Plasma são mais indicados para ambientes mais escuros, sendo ideais para assistir filmes, como também uma programação esportiva. São os aparelhos que apresentam o melhor contraste, possibilitando uma boa visão da imagem de variados ângulos, além de não decepcionar, como o LCD, na hora de exibir imagens com movimentos bruscos. É preciso saber também que, numa tela de plasma, ao se manter uma imagem estática por muito tempo (imagine o símbolo de um canal de TV por assinatura, por exemplo), tal simbolo fica mantido por algum tempo “queimado” na tela, mesmo após você mudar de canal. Tal efeito pode se tornar “fatal”, caso ocorra de nenhuma imagem ficar sendo exibida por muito tempo, podendo ocasionar a perda do aparelho.

Na hora de comprar, esses aparelhos oferecem preços mais baixos, comparados a LCDs com mesmas polegadas, porém, além de apresentarem imagens com menor definição (nada que faça tanta diferença assim), consomem mais energia do que painéis de LCD. No mercado, se você está a procura de uma TV com mais de 50″, são aparelhos de Plasma que você vai encontrar.

É importante também ser dito que tais aparelhos (tanto os de Plasma como os de LCD) possuem tempo de vida útil estimado em 60 mil horas, ou aproximadamente 15 anos (alguns especialistas afirmam que a vida útil de aparelhos de LCD é maior que as de plasma) e que, com o passar dos anos (aproximadamente 30 mil horas de uso), ambos perdem um pouco a definição da imagem.

Vale lembrar que novas tecnologias aplicadas nessa área já estão sendo desenvolvidas. As Telas de Plasma são as que as empresas estão se dedicando menos a produzir, e mesmo as de LCD, que são a maior procura atualmente, não devem durar o mesmo tempo no mercado, que as antigas TVs convencionais.

Resumindo:

TVs de LCD
Pontos fracos
-Preços elevados;
-Não representam movimentos bruscos muito bem;
-Difícilmente são encontradas com tamanho superior a 50″.
Pontos fortes
-Economia de energia;
-Melhor definição da imagem;
-Emite pouca, ou até mesmo nenhuma radiação prejudicial para a vista.

TVs de Plasma
Pontos fracos
-Se uma mesma imagem ficar congelada por muito tempo, ao mudar de canal, a imagem permanece “queimada” na tela por algum tempo até sumir;
-Menor definição da imagem;
-Maior consumo de energia.
Pontos fortes
-Trabalha bem ao apresentar imagens com movimentos bruscos;
-Maiores telas encontradas a venda no mercado;
-Melhor contraste
-Preços mais baixos em relação ao de LCD.




Fonte: http://conhecendoseumicro.blogspot.com/ ... lasma.html