•  
     

Tarântula

A tarântula é uma das maiores aranhas do mundo. Sabias que o nome tem origem na cidade de Tarento, em Itália, onde existiam muitos bichos desta espécie? Mas existem pessoas que dizem que o nome teve origem na palavra "torrantola", que significa "o que rasteja no chão".

tarantula..jpg
tarantula..jpg (3.14 KiB) Visto 987 vezes


As aranhas não são insectos, são aracnídeos. Podes distingui-las facilmente dos insectos porque elas têm 8 patas, enquanto a maioria dos insectos tem 6.


Existem cerca de 2000 espécies de tarântulas, espalhadas por todo o mundo, até mesmo nas montanhas altas e no Árctico. Tem oito olhos em três filas, a primeira com quatro, a segunda com dois e a terceira com outros dois. O corpo é castanho com riscas amareladas e está coberto por uma espécie de penugem.


tarantula...jpg
tarantula...jpg (7.14 KiB) Visto 995 vezes



Apesar de não serem muito grandes no nosso país, nem mesmo perigosas, as tarântulas também existem em Portugal. São encontradas nos campos, à beira de piscinas e nos relvados dos jardins. Como podes ver, tudo sítios frequentados pelo Homem! Gostam de expor-se ao sol da tarde e a temperatura abafada e dias nublados torna-as mais activas.


Estas aranhas, tal como as outras, são muito astutas, caçadoras, ágeis e capturam as suas presas com um salto e matam-na com a peçonha (veneno) que libertam. Normalmente não fazem mal ao Homem. Uma picada pode causar alguma dor e inchaço, mas aos poucos acaba por passar, a menos que se tenha alergia.


tarantula.jpg
tarantula.jpg (4.89 KiB) Visto 975 vezes


No entanto, existem países onde a picada de uma tarântula local (por serem muito grandes e terem muito veneno) pode causar febres e vómitos que deixam a pessoa bastante doente.


Ao contrário das outras aranhas, as tarântulas não tecem teias para apanhar a presa. Andam pelo chão e de vez em quando sobem pelas plantas, à procura de insectos.
Quando não estão a caçar, escondem-se debaixo das pedras ou em tocas.


A tarântula-fêmea prende o seu saco de ovos ao corpo. Quando os filhotes nascem, a mãe carrega-os todos nas costas. Se um deles cai, sobe outra vez pelas patas da mãe. As tarântulas têm o seu tacto bem desenvolvido.


tarantula....jpg
tarantula....jpg (7.29 KiB) Visto 982 vezes


Apesar de serem bastante assustadoras (e algumas perigosas), as tarântulas podem ser criadas como bicho de estimação, mas precisam muita água quando vivem em cativeiro. Por outro lado, os pêlos que libertam podem entrar-te nos olhos ou no nariz e causar muitas infecções!


Muito importante: Todas as picadas de aranha (e de alguns insectos), devem ser tratadas num posto médico e, se possível, deve-se levar a aranha para identificação. É que a pessoa picada pode ter alergia ao veneno da aranha, ou mesmo de uma abelha ou de uma vespa, e ficar bastante doente.


picada.jpg
picada.jpg (8.46 KiB) Visto 973 vezes




Fonte: http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Animais&ID=99
 
quntos olho tem a taratura?