•  
     

SupremeFX IV: a tecnologia da ASUS para melhorar qualidade de som da placa-mãe

Imagem

Algumas placas-mãe da ASUS contam com um recurso muito interessante para a melhoria da qualidade sonora. Trata-se do SupremeFX, que chega à quarta versão e já está presente nas novas placas Maximus V Formula da ASUS RoG (Republic of Gamers, uma linha da empresa taiwanesa que é especializada em hardware para jogos mais pesados).

Mas o que existe nessa tecnologia para deixar o áudio superior? São várias pequenas alterações na estrutura da placa-mãe, todas pensadas especialmente para quem precisa de sons mais profundos e fieis. Confira abaixo quais são elas e entenda como a ASUS elevou a relação entre sinal e ruído criada pelos computadores.

Isolamento físico

Os computadores geram sinais de áudio em duas frentes diferentes: a digital e a analógica. E a proximidade das duas fontes pode gerar algumas interferências bastante incômodas para os usuários mais exigentes. Para evitar esse problema, a ASUS adicionou uma barreira física de isolamento entre as fontes dos sinais, fazendo com que não haja nenhum ruído gerado por elas.

Imagem

Capacitores especiais

Apesar de existir uma separação física entre os sinais analógico e digital, o sistema SupremeFX IV utiliza capacitores especiais para prevenir falhas sonoras. Um deles é muito mais robusto do que os demais, apresentando 1.500 uF e servindo como uma prevenção para flutuações no áudio.

Pode-se dizer que ele funciona como o Kers de um carro de Fórmula 1 – mas em vez de utilizar energia cinética, usa energia sonora. Armazenando energia nos momentos de pico, ele consegue suprir a falta dela nos momentos de maior exigência, evitando qualquer tipo de corte no som e mantendo sempre uma potência linear para o som reproduzido.
Amplificação autônoma

A saída sonora das placas-mãe equipadas com o SupremeFX IV já possui uma amplificação autônoma, independente de placas offboard. Isso significa um aumento de impedância de cerca de 300 ohms nos áudios reproduzidos pelo computador. Com isso, os fones de ouvido apresentam mais “corpo” e imersão no som.

Imagem

Capa de proteção de alumínio

No controle de áudio das placas com SupremeFX IV, existe uma capa de proteção. Segundo o blog oficial da ASUS Republic of Gamers, ela foi adicionada para evitar que interferências de alta frequência afetassem o som reproduzido nas saídas sonoras. Ao contrário do que acontece com outras placas, as que utilizam o SupremeFX IV, conseguem bloquear até mesmo os ruídos gerados por placas de vídeo e coolers mais potentes.

Fonte: Republic of Gamers (ASUS)
tecmundo
gosto da joinha :mrgreen: