•  
     

'Supermáquina' deixa para trás computador mais rápido do mun

NEC apresentou máquina que faz 839 trilhões de cálculos por segundo.
Atualmente, o supercomputador mais rápido faz 360 trilhões de cálculos por segundo.


A companhia japonesa NEC apresentou nesta quinta-feira (25) o supercomputador SX-9 que, segundo a empresa, faz 839 trilhões de cálculos por segundo (teraflops) em seu pico. Atualmente, pela lista Top 500, atualizada a cada seis meses, o computador mais rápido do mundo é o Blue Gene/L, da IBM: ele atinge em seu pico de capacidade 360 teraflops. Segundo a NEC, o SX-9 pode ser usado para simulações do ambiente e de materiais da área de nanotecnologia.



Se a máquina da NEC realmente superar a da IBM, não deve ser por muito tempo: a IBM já anunciou que trabalha no desenvolvimento de um supercomputador para o Departamento de Energia dos Estados Unidos que poderá fazer um quatrilhão de cálculos por segundo – o equivalente a um petaflop.

Ainda neste ano, o SX-9 será exibido em um evento de supercomputadores em Reno (Nevada, EUA) e também-na-iExpo2007-realizada-em-Tóquio-no-Japão..jpg
Ainda neste ano, o SX-9 será exibido em um evento de supercomputadores em Reno (Nevada, EUA) e também na iExpo2007, realizada em Tóquio, no Japão.


Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia ... MUNDO.html