•  
     

Superlua deve aparecer no dia 23 de junho

Durante o período conhecido como perigeu, o satélite natural se tornará 14% maior e 30% mais brilhante para um observador da Terra — distante apenas 356.991 quilômetros.

Imagem

A superlua de 2013 deve ocorrer no próximo dia 23, de acordo com dados da NASA. Durante o período, o satélite natural do nosso planeta se encontrará a “apenas” 356.991 quilômetros de distância. Como resultado, um observador da Terra verá a Lua 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.

Também conhecido como “perigeu lunar”, o fenômeno ocorre no ponto em que o satélite se encontra mais perto da Terra — cerca de 50 mil quilômetros. De acordo com os astrônomos, isso deve ocorrer exatamente às 7h42 do referido dia.


Sem riscos para a Terra

Embora a ocasião deva elevar razoavelmente o nível das marés — coisa de alguns centímetros —, especialistas garantem que o perigeu da Lua não dispara qualquer tipo de catástrofe natural (no que bem pode ser um belo golpe para teóricos da conspiração de plantão).

Conforme lembrou o site da NASA, trata-se do momento perfeito para conseguir alguns belos registros fotográficos. No dia 9 de julho, entretanto, ocorrerá o oposto: a Lua estará então no seu apogeu — o ponto mais distante do nosso planeta, afastada 406.490 quilômetros.


Fonte : Megacurioso, Nasa