•  
     

Sonda em Marte tem novo ataque de amnésia

O veículo de exploração espacial Spirit, que há quase cinco anos explora Marte, sofreu mais um ataque de amnésia na semana passada.

Depois de quatro episódios no início do ano, cientistas respiravam aliviados pelo período de seis meses em que os equipamentos pareciam funcionar normalmente.

No recente ataque, assim como nos anteriores, a Spirit não consegue armazenar dados de suas atividades diárias na memória projetada para funcionar quando a energia é desligada- o chamado período de “sono”.

Isso significa que os equipamentos enviam os dados para a Terra, mas depois se “esquecem” – ou seja, tudo o que não for recebido pela NASA no mesmo dia é perdido.

O reaparecimento do problema deve atrasar o início da operação para libertar a Spirit que, desde Abril, se encontra atolada em um solo macio do planeta vermelho, em uma área chamada de “Troy”.

Os engenheiros ainda não têm dados a respeito do que causa os episódios de amnésia, semana passada, uma equipe independente revisou os dados na esperança de encontrar uma solução.

Fotos do planeta vermelho e mais materia sobre ciência na fonte:

http://info.abril.com.br/noticias/cienc ... 2009-8.shl