•  
     

Software faz laptop emitir pedido de socorro em caso de roub

São Paulo, 4 de fevereiro de 2009 – Não satisfeita com recursos de proteção de notebooks como criptografia, biometria ou mesmo cadeados, uma empresa americana chamada Front Door Software criou uma ferramenta que faz o portátil emitir sinais sonoros ou visuais quando for roubado.

Com o Retriever Computer Security Product, é possível ativar a distância, por exemplo, uma fala como “Socorro! Este laptop foi perdido ou roubado! Você não é o meu dono!”. O usuário ainda pode personalizar o som de acordo com seu gosto, usando a própria voz para gravar novos alertas.

Além disso, também dá para colocar um aviso de propriedade no computador e atualizá-lo mesmo que a máquina não esteja conectada à web. A informação ajudaria pessoas honestas a entrar em contato para devolver o equipamento.

Outras opções incluem enviar uma mensagem de texto ao ladrão (a janela aparece na tela do computador), usar um código de bloqueio previamente cadastrado para impedir o acesso aos dados ou até mesmo obter, com ajuda do Google Mapas, a localização geográfica do computador. A empresa garante que, com tudo isso, a chance de recuperar o equipamento é de mais de 97%.

O software funciona com Windows Vista e XP e Mac OS X. A licença válida por três anos custa US$ 29,95, mas ele pode ser testado de graça por 90 dias.

Fonte: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/m ... eudo=12613