•  
     

Sistema operacional do Google deve ser lançado em uma semana



O Google Chrome OS, sistema operacional do Google, deverá ser disponibilizado dentro de uma semana, de acordo com informações do site TechCrunch. A previsão anterior era de lançamento para 2010, mas aparentemente a empresa preferiu antecipar a estreia.

De olho nos netbooks (nos quais algumas empresas estão "improvisando" o Android), o sistema será inicialmente compatível com um número restrito de modelos, devido ao desenvolvimento de drivers para os dispositivos, que ainda não foi totalmente concluído.

Em princípio, a preferência é disponibilizar drivers para as empresas parceiras, como Acer, Adobe, Asus Freescale, Hewlett-Packard, Lenovo, Qualcomm, Texas Instruments e Toshiba, mas outros drivers também serão liberados com o tempo, de acordo com o site Download Squad.

Um dos diferenciais do sistema operacional da Google é a aposta no Cloud Computing, ambiente em que, em vez de utilizar o potencial e a armazenagem da máquina, o usuário consome recursos e espaço nos servidores do próprio Google para a execução de tarefas rotineiras ¿ um exemplo é o uso do Google Docs para edição de documentos.

A intenção, segundo a própria Google é fazer possível o uso de programas robustos em computadores bastante básicos.