•  
     

Silent Hill 4: The Room

silent-hill-poster.jpg
Silent Hill 4: The Room


Silent Hill, ao contrário de muitos outros games do gênero, apela para uma tendência rara nos survival horrors: o terror psicológico. Criando um ambiente de extrema tensão, através do contexto visual, histórico e musical, a franquia Silent Hill apresenta monstros com um design agonizante, espalhados por toda a misteriosa cidade.

Influenciada pelo folclore norte-americano e japonês, a trama envolve elementos inspirados em filmes, livros e séries de horror, além de teorias parapsicológicas e filosofia. Situada em um local desconhecido, provavelmente em Maine, estado dos EUA, a cidade possui um contexto histórico extremamente conturbado.

"Toda cidade tem seus segredos. Alguns são apenas mais nefastos do que outros"

Silent Hill, para alguns, é apenas uma pacata cidade dos Estados Unidos envolvida pelo lago Toluca. A região, primeiramente, era um lugar sagrado, onde nativos indígenas realizam diversos rituais religiosos e referenciavam a cidade como “O local dos espíritos silenciados”.

Até o momento em que o “homem branco” começa a colonizá-la, trazendo doenças e causando assim uma epidemia que teve como conseqüência o abandono de seus habitantes aborígenes. A independência é anunciada, e George Washington é eleito o primeiro presidente. A Guerra de 1812 toma conta do país e o local dos espíritos silenciados é repovoado como uma colônia de prisão.

Com isto, a Silent Hill Prison (prisão de Silent Hill, presente no segundo game da série, Silent Hill 2: Restless Dreams) é edificada para suportar prisioneiros de guerra. Várias mortes ocorreram desde então e muitos dos pensamentos e sentimentos presentes em prisioneiros fizeram com que a cidade ganhasse um clima mais sombrio, lúgubre e distorcido. A pacata e cultuada região conhecida como local dos espíritos silenciados passou então a se chamar Silent Hill.

História sucumbida a cinzas

As origens sagradas então são quebradas e, após isso, vários eventos misteriosos e macabros começam a envolver a cidade. Uma nova epidemia toma conta de Silent Hill e o famoso hospital Brookhaven ergue-se com o intuito de tentar conter a terrível peste.

img3376952.jpg
A volta do Slent Hill 4


Além do hospital, um novo centro histórico com o nome de Sociedade Histórica de Silent Hill é inaugurado reunindo documentos, obras de arte e outras belezas constituídas na cidade com o intuito de promovê-la turisticamente. Entretanto, um dos fatos que não é promovido pelo novo e belíssimo centro histórico é que este foi construído no mesmo terreno da extinta Silent Hill Prison.As coisas parecem voltar a correr bem na cidade. Uma mina de carvão, que leva o nome de Wiltse, é descoberta e a economia de Silent Hill parte para o auge.

Inicia-se então a Guerra Civil Americana e as esperanças da cidade voltar a suas origens pacatas é ofuscada pelo terror da guerra. Uma nova prisão tem de ser erguida, e esta leva o nome de Toluca Prison. Com isso, nativos e infringentes da lei entram em um conflito violento com as autoridades e começam serem abolidos da cidade. Os acontecimentos fazem com que várias pessoas desapareçam misteriosamente.

Vários outros eventos começam a ocorrerem, barcos desaparecem no lago Toluca, a mina de Wiltse sofre um incêndio, o prefeito morre subitamente e os integrantes da equipe de desenvolvimento turístico sofrem acidentes fatais um a um. Começa então o terror na misteriosa cidade de Silent Hill.

http://www.youtube.com/watch?v=21s45Yel5VM

Bem-vindos à Silent Hill

Assim que o jogador bate o olho em qualquer um dos jogos da série Silent Hill já nota que o game é extremamente perturbante, contendo uma fórmula única e cativante. Envolvendo atmosferas que variam desde o declínio de sua normalidade estilizada até uma das estéticas visuais e psicológicas mais atordoantes já vistas pelos gamers, os jogos contêm dimensões distintas que variam em determinados momentos.

img3376954.jpg
o terror do Slent Hill 4


O nível comum é que mais se assemelha ao agradável e é o menos explorado pelos protagonistas principais nos games. Neste, pessoas vivem normalmente em suas casas e Silent Hill demonstra-se populosa. O nível intermediário, constantemente explorado no game, possui um ambiente silencioso e deserto e a cidade encontra-se quase que imutável. Uma densa e sobrenatural camada de neblina, marca característica do game, abrange todo o espaço e alguns monstros surgem dentre a névoa quando o jogador encontra-se nesta estatura. Já a terceira e mais assustadora dimensão, conhecida por Otherworld, compacta todo o medo e pesadelos dos habitantes e manifesta-os fisicamente.

Reunindo a maior parte dos segredos trágicos da cidade em uma maneira aterrorizante, essa dimensão encontra-se repleta de apresentações perturbadoras, como buracos que não aparentam ter fim, paredes pulsantes, criaturas demoníacas e desfiguradas, corredores intermináveis e ambientes claustrofóbicos. Está apresenta o foco da trama dos personagens, entrelaçando-os entre os mistérios e segredos que envolvem a cidade.

O medo em sua forma nebulosa

Normalmente os protagonistas dos jogos não possuem habilidades com nenhum tipo de armas as quais podem usufruir. Armas de fogo são encontradas ao decorrer da trama em hospitais e locais aleatórios, já armas brancas são normalmente improvisadas para a sobrevivência. Para ajudar, tudo que os personagens possuem ao seu dispor são lanternas a pilha e rádios que sofrem interferência quando próximos à criaturas do outro mundo.

A resolução de quebra cabeças é essencial para completar a trama e descobrir novidades e fatos sobre a nebulosa cidade. Ao decorrer do game, muitas notas são exibidas de diversas formas, desde anúncios em rádios até notas escritas a mão e cobertas por sangue. Vários elementos chave aparecem no game. Estes, muitas vezes, como a névoa, se tornam característica do game. Cadeiras de roda, grades, personagens com movimentação frenética e desorientada e ambientes destroçados são apenas algumas das fontes de medo no universo de Silent Hill.

Para complementar o suspense, o compositor Akira Yamaoka traduz todo o sentimento perturbador em músicas com uma atmosfera extremamente cativante e essencial para o game. Silent Hill é único, e demonstra que é possível fazer um game de terror que proporciona poucos sustos e muito medo.

Fonte: http://www.baixakijogos.com.br/ps2/sile ... /2123.html