•  
     

Seu cão te arrasta quando vai passer com ele? siaba como não

Domingo passado, vocês conheceram no quadro Dr. Pet o caso do cão Nero, um Weimaraner de 40kg que adora passear! Só que, levar o grandalhão num passeio não era uma tarefa das mais fáceis para sua dona…

puxandoguia-300x201.jpg
puxandoguia-300x201.jpg (26.5 KiB) Visto 904 vezes


Não importa qual seja o motivo de o cão puxar a guia, esse comportamento não deve ser permitido, pois além de atrapalhar o passeio, ainda pode prejudicar a respiração do animal, especialmente em raças como o Bulldog, que já tem certa dificuldade em respirar.

Você também sofre na hora de dar uma voltinha com o seu cachorro? É praticamente arrastado pelo bicho quando pisa para fora do portão? Então, não perca as dicas desta semana que poderão te ajudar a resolver este problema.

Guia frouxa, mão firme!

Primeiramente, lembre-se que, quem precisa estar no comando do passeio é você. Então, seja firme! Porém, deixando a guia sempre frouxa. O coreto é: nem você arrastando o cão, nem ele puxando você!

Força no bíceps!

Por isso, é muito importante que antes de adquirir um cão de grande porte, você tenha em mente que terá de sair com ele para passear, pois caso o cachorro seja muito mais forte do que você, existe o risco de, fisicamente, você não conseguir ter essa firmeza com o animal. E, como no caso da dona do Nero, você pode acabar tendo que aderir à malhação.

Por aí não!

Já que, ter este controle é essencial, para quando o cão puxar a guia. Aí bastará dar um pequeno tranco para ele se aproximar do caminho certo. Até porque, se o cachorro continuar puxando, ele começará a se sentir incomodado, e é justamente este desconforto que ajudará a eliminar o comportamento errado.

Durante os treinos, não se esqueça de levar petiscos bem gostosos e recompensar seu cão em momentos nos quais ele estiver acompanhando você corretamente, ou seja, com a guia bem frouxa, andando ao seu lado.

E lembre-se: não estique desnecessariamente a guia quando vocês estiverem parados, nem enquanto caminharem. Enforcar o cão sem motivo pode traumatizar o animal, que passará a não curtir mais sair para passear.

No próximo artigo, não perca mais algumas dicas para controlar melhor o cão na hora do passeio!


Fonte: http://colunistas.ig.com.br/bichoamigo/ ... o-por-ele/
 
Nota: Em muitos casos o cão que puxa com frequencia a guia vai se acostumar com o desconforto de puxar a coleira e continuar com o comportamento errado (experiencia propria);
É muito importante nesses casos controlar a ansiedade do cão antes de sair para o passeio. Se ele estiver muito agitado, espere até o animal se acalmar (deve estar sentado ou deitado e de preferencia olhando para voce). Saia sempre primeiro pela porta, á frente do seu cão. Você estará assim mostrando ao cão quem está no comando do passeio.

Se julgar necessário, não tenha medo de recorrer a ajuda de um profissional.