•  
     

SC: secretário diz que mudanças impedirão novos furtos de do

Norma Moura, JB Online


BRASÍLIA - Preocupada com a repercussão negativa dos furtos no pavilhão de donativos do Parque Vila Germânica, em Blumenau, denunciados por uma emissora de TV no último domingo, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, responsável pelo recebimento e armazenamento das doações com destino a cinco prefeituras da região do Vale do Itajaí, agiu rápido para evitar prejuízos nas doações, necessárias ainda para milhares de famílias que se encontram desalojadas ou desabrigadas.

Segundo o secretário Paulo França, os controladores foram trocados e a Central de Recepção e Distribuição de Donativos vai deixar em poucos dias o pavilhão da Vila Germânica, destinado a exposições e considerado com infra-estrutura inadequada para o controle de fluxo dos donativos.

O secretário afirmou que autorizou também a contratação de uma empresa de controle de carga e descarga, além da empresa de logística para profissionalizar os controles de fluxo e a distribuição dos donativos.

- Nossa intenção é continuar contando com os voluntários, que vêm fazendo um serviço excepcional, mas operacionalizar o controle para que ele se torne mais profissional e eficiente – explicou.

O secretário admite que as denúncias da TV mostrando imagens de soldados enchendo mochilas com roupas e voluntária saindo com carrinho de compra recheado de donativos para os desabrigados do estado podem arrefecer o ânimo das pessoas que estão colaborando com as vítimas das enchentes catarinenses.

– Nesse primeiro momento, nossa preocupação é que os que doaram tenham a convicção de que estamos fazendo de tudo para que sua contribuição chegue aos necessitados. Em seguida, mostrar aos que desejam doar que eles podem ajudar – afirmou França.

O secretário destaca que a ajuda dos voluntários e doadores é essencial ainda para as mais de 30 mil pessoas que perderam não só suas casas como seus terrenos, e se encontram sem absolutamente nada. França ressalta que para esse enorme contingente, as doações são essenciais.

– As contribuições ainda são muito importantes para essas pessoas que perduram tudo – reforça.

Ele lembra ainda que mais de mil pessoas trabalharam exemplarmente no recebimento e distribuição das cerca de 10 carretas que chegam diariamente à central de Blumenau.

– Tivemos mais de mil soldados do Exército atuando de forma excelente na central de arrecadação do estado. Não podemos deixar que o erro de uns atrapalhe e desmereça o trabalho e o esforço de quem não poupou esforços para ajudar os vítimas.

Apesar das imagens gravadas com uma câmera escondida, os responsáveis ainda não foram identificados, mas o secretário afirma que pediu à Procuradoria Jurídica do Estado que tome as providências cabíveis para que os infratores sejam punidos pelos furtos. O caso foi registrado no 1º DP de Blumenau, que investiga a autoria dos furtos.