•  
     

Saiba para onde vão as pragas quando um antivírus é removido

O que acontece com os arquivos infectados quando o antivírus é removido?

Com os ataques a computadores cada vez mais freqüentes, o uso de programas para proteção, como os antivírus, tornou-se primordial. Quando o antivírus detecta um arquivo malicioso, ele imediatamente emite um alerta avisando ao usuário, e cabe a esse decidir se os arquivos vão para quarentena ou serão eliminados.

Quarentena?

Muitos conceitos antes utilizados apenas para serem humanos passaram a ser designados também para computador e máquinas como: vírus, quarentena, infectado, etc.

Vírus, fuja deles.O termo quarentena possui o mesmo significado para máquinas e humanos. Imagine uma cidade na qual várias pessoas foram infectadas com o mesmo vírus, tornando-se uma epidemia. É natural que, para que outras cidades não sejam infectadas, seja feito o isolamento da cidade doente. Tal isolamento é chamado de quarentena.

Com os computadores o processo ocorre de forma semelhante. Quando o antivírus detecta um arquivo com atividades suspeitas, imediatamente o coloca em quarentena, isolando-o dos demais arquivos a fim de poder monitorar suas atividades e poder confirmar a infecção.

Para entender melhor o processo da quarentena, acesse o artigo “O que é Quarentena?”, no qual o assunto é abordado com mais detalhes.

Para onde vão os arquivos?

E se o usuário decidir trocar de antivírus, para onde vão os arquivos colocados em quarentena e com os vírus que foram detectados? Perguntas assim sempre rondam a cabeça dos usuários que muitas vezes deixam de desinstalar programas com medo de serem prejudicados.

Vacina...A resposta é simples, sempre que um antivírus for desinstalado, uma mensagem será mostrada perguntando se você deseja guardar os arquivos com vírus ou deletados definitivamente. Aí, cabe ao usuário tomar a decisão que achar melhor.

Fique tranqüilo, quando você desinstalar um antivírus, ele jamais devolverá os arquivos infectados para o local original no computador. Assim, o programa garante a segurança do seu PC até na hora que estiver sendo desinstalado do computador.

Fonte: http://baixaki.ig.com.br/info/953-saiba ... movido.htm