•  
     

Saiba como restaurar o sistema operacional

As versões XP e Vista do Windows têm um recurso muito interessante para a manutenção do computador: a restauração do sistema.

Como o nome dá a entender, o recurso ajuda o usuário a restaurar arquivos do sistema para um ponto anterior. É uma forma de desfazer alterações sem afetar os arquivos pessoais salvos na máquina, como e-mails, textos ou fotos.

Ele é bastante útil no caso de instabilidade no computador, como nas ocasiões em que um programa instalado causa conflitos e instabilidade. Dessa forma, você pode fazer o computador voltar a um estágio em que tudo funcionava normalmente.

Os pontos de restauração reúnem as configurações do registro e outras informações importantes que o Windows usa para funcionar.

Como usar

Para abrir o recurso, basta clicar em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas de sistema > Restauração do sistema.

Feito isso, surgirá uma tela com duas opções. A primeira (“restaurar o computador mais cedo”) permite a seleção de um ponto anterior no calendário. Basta selecionar a data mais adequada disponível e clicar em “avançar”.

Apertar novamente o mesmo botão inicia o processo de restauração, durante o qual o computador é desligado. Por isso, antes de seguir as etapas acima, é recomendado salvar todas as informações importantes e fechar os programas que estão rodando no computador.

A outra opção da tela inicial permite a criação de um ponto de restauração e é ideal para quando você for instalar um novo software ou mexer nas chaves de registro do Windows. Se algo der errado, basta retornar ao ponto anterior.

Outras informações

É importante destacar ainda três aspectos. Primeiro, as restaurações são reversíveis. Caso queira, você pode cancelá-las e fazer o computador retornar ao estado em que se encontrava antes do início do processo de reparação. Basta abrir o utilitário novamente e marcar o item “cancelar a última restauração”.

Além disso, o computador cria automaticamente os tais pontos, sem que seja preciso se preocupar com isso. Para ativar ou desativar o recurso de restauração do sistema, basta clicar com o botão direito do mouse no ícone Meu Computador, na área de trabalho, escolher Propriedades e ir até a aba correspondente.