•  
     

sabia da mata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sabiá-vermelho)
Ir para: navegação, pesquisa
Sabiá-Verdadeiro

Estado de conservação

Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Passeriformes

Família: Muscicapidae
Turdidae
Subfamília: Turdinae

Género: Turdus

Espécie: T. fumigatus


Nome binomial
Turdus fumigatus
(Lichtenstein, 1823)
O sabiá-verdadeiro (Turdus fumigatus), também conhecido por sabiá-da-Mata ou sabiá-vermelho, mede entre 22 e 24 cm. Sua plumagem é marrom escuro na parte de cima e um marrom mais claro na parte de baixo. Há cinco raças mal definidas, diferindo principalmente no brilho da plumagem. Não há diferença entre o Sabiá Macho e a sua fêmea, mas os pássaros novos são mais maçantes, e com menos penas na parte de baixo.

O Sabiá-verdadeiro, é considerado para o canto, o melhor dos sabiás.

Varia de incomum a localmente comum no interior e nas bordas de florestas, especialmente em áreas pantanosas e várzeas, à altura dos estratos médio e inferior. Também encontrado em plantações de cacau e clareiras adjacentes. É uma espécie raramente observada, sendo mais detectada pelo seu canto. Vive aos pares, pulando no chão ou em suas proximidades. Sua alimentação é semelhante à do sabiá-laranjeira ou seja, insetos, lavas, minhocas, frutas maduras especialmente mamão, Laranja e Abacate também se alimenta de formigas e outros invertebrados.

Faz ninho na ramagem, em galhos grossos, tocos ou troncos oblíquos cobertos de epífitas, entre gravatás e às vezes sobre barrancos. Conhecido também como carachué-da-capoeira (Amazônia)e chapéu-de-couro.

 
hum e muito interessante a historia dela