•  
     

Robô 'mula-sem-cabeça' vai reforçar exército dos EUA



Os soldados americanos poderão, no futuro, contar com a ajuda de um ser que parece ter saído do folclore brasileiro direto para a prancheta dos engenheiros contratados pelo Pentágono: o BigDog, um projeto em desenvolvimento pela BostonDynamics, é uma espécie de "mula-sem-cabeça" de carga.


Capaz de carregar 150 quilos, o BigDog foi encomendado pelo exército americano para operar em qualquer terreno. Em locais onde é necessário escalar, rodas e esteiras não têm como competir com a operação de alavanca "natural" das pernas.

Por isso, o BigDog é programado para agir praticamente como um quadrúpede natural: ele se equilibra até mesmo quando é traído pelo solo ou encontra algum obstáculo que tenta derrubá-lo. No vídeo, é possível ver o BigDog sendo "abusado" durante os testes: ele balança ao levar um chute, mas não cai. Quando o chão está cheio de gelo escorregadio, o robô sofre como um iniciante em patinação, mas mantém a carga em segurança.

O controle é feito por um computador ligado a sensores de ambiente, giroscópios e medidores de força e impacto. O robô sabe exatamente quanta força deve colocar em cada "junta" para atingir o movimento perfeito


O desenvolvimento do BigDog rendeu à empresa um contrato de US$ 10 milhões com a secretaria de defesa dos EUA. Não há, no entanto, previsão de quando a "mula-sem-cabeça" vai passar a acompanhar os soldados americanos em confronto.
0,,14093721-EX,00.jpg
Fonte:http://images.google.com.br/imgres?imgu ... hl%3Dpt-BR
 


Que coisa estranha. Aff :shock:
Página inicial