•  
     

Review: Beijing 2008

Numa altura em que atletas de todo o mundo lutam pela melhor classificação no outro lado do mundo, nos Jogos Olímpicos de Biejing 2008, por cá resta-nos assistir às provas pela televisão, ou entrar no próprio evento através do jogo oficial das Olimpiadas.

Lançado pela Sega, no jogo oficial dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008, pode encontrar todas as suas modalidades olímpicas favoritas, num estilo visual razoavelmente fiel à realidade, mas é na jogabilidade repetitiva que encontramos o seu ponte fraco, mas já lá vamos.

Vamos começar pelos pontos positivos. Quer seja fã de provas de atletismo, natação ou ginástica, vai facilmente encontrar a sua modalidade em quase 40 eventos disponíveis no jogo. Apesar da maioria dos eventos se concentrarem no atletismos, vai na mesma encontrar modalidades que reúnem menos adeptos, como canoagem, tiro com arco ou judo, fazem parte da lista. Este, é talvez ponto mais positivo de Beijing 2008.

beijing.jpg


Eventos:

Atletismo – 100m, 200m, 400m, 800m, 1500m, 100m barreiras, 110m barreiras, salto em comprimento, triplo salto, salto em altura, lançamento do dardo, salto com vara, lançamento do disco, lançamento do peso, lançamento do martelo, decathlon e heptathlon.
Saltos para a água – 3m trampolim, 10m plataforma.
Natação – 50m livres, 100m costas, 100m mariposa, 100m bruços.
Tiro – Skeet, 10m pistola de ar, 25m tiro rápido.
Ciclismo – Perseguição por equipas.
Ginástica – Trave, exercício no solo, argolas, barra fixa, barras paralelas, barras assimétricas.
Judo – 81-90kg
Levantamento do Peso - +105Kg.
Ténis de Mesa – Individuais
Canoa/Kayak – K1
Tiro com arco – Indivudual

beijing.jpg



Jogabilidade:

Pois é, depois do bom, passemos ao “menos bom”. A jogabilidade de Beijing 2008 é algo que faz lembrar os primeiros jogos deste género, onde é preciso carregar frenéticamente nos controlos para obter um bom resultado, o que por vezes se torna stressante, e se durar muito tempo ficamos no mínimo com algumas bolhas nos dedos.
Mas como não é só de provas de velocidade que é feito o jogo, existem provas técnicas, como tiro ou ginástica, onde a precisão e o momento certo para carregar no botão são determinantes, o que depois de alguns minutos a esmagar o dedo contra o botão, é um alívio para o dedo.

Outra falha por parte dos criadores do jogo, é a do uso obrigatório de gamepad. Tudi bem que o jogo é para Xbox 360 e PS3, mas existe outra versão, que é para PC. Nem todos os jogadores de PC têm, ou gostam de utilizar gamepad, e preferem mesmo o uso do teclado. Mas acontece, que apesar do teclado ser assumido pelo jogo, existem funções importantes que só podem ser accionadas pelos botões de um gamepad. E não se tratam de acções especiais, como truques ou golpes especiais. São as acções principais, como a partida de uma prova de atletismo, saltar, lançar, disparar, mergulhar, elevar, desmontar e balancear, que só estão disponíveis nos controlos do gamepad. Além disso, no kayak e tiro com arco é essencial o uso dos comandos analógicos.

beijing.jpg



Modalidades:

Em relação às modalidades, as piores adaptações vão para o kayak e judo. O kayak é bastante subtil, mas ao ter que fazer os slaloms usando os controlos analógicos, torna-se quase impossível controlar os remos. No judo, o jogador pouco tem que se esforçar, pois o próprio jogo diz-lhe o que fazer em relação a combinações, e até avisa quando tem de se defender e usar a mesma combinação de botões do adversário. Neste ponto, apenas somos convidados a conhecer os pontos básicos da modalidade, em vez de ter uma competição de classe mundial.

Quanto às restantes modalidades, com mais ou menos dificuldade, sempre vão dando alguma luta, pois apesar das “dores de dedos”, uma grande competição na prova dos 100 metros, ou a precisão e beleza de um salto para água compensam as falhas de outras modalidades.

Muliplayer:

Apesar da fraca jogabilidade, o modo multiplayer dá para esquecer tudo isso, pois participar em quase 40 eventos, defrontando um grupo de amigos, ou meros utilizadores do outro lado do mundo, é uma experiência bastante entusiasmante.

beijing.jpg



Conclusão:

Podemos encontrar alguns pontos negativos neste jogo que tenta ser a reprodução fiel dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008, principalmente em relação à jogabilidade. Mas no geral o saldo é positivo, pois a variedade de modalidades, os gráficos bem concebidos e o excitante modo multiplayer, são factores que contribuem para a nota positiva. No entanto, este é um jogo que se recomenda a verdadeiros entusiastas do desporto, pois caso este não seja o seu ponto forte, não vai com certeza achar muita piada a este jogo.



Positivo:
+ Variedade de modalidades
+ Modo Mutiplayer


Negativo:
- Jogabilidade Dificil
- Som ambiente
- Repetitivo



Fonte: http://manoel.eti.br/games/review-beijing-2008/