•  
     

Resolvendo problemas com travamentos de jogo - Steam

Nota importante

Este artigo inclui algumas instruções que podem ser classificadas como sendo para "usuários avançados" - por favor, consulte a documentação do seu hardware antes de efetuar quaisquer alterações na BIOS (Basic Input Output System - Sistema Básico de Entrada e Saída).

Se você está fazendo um "overclocking" (forçar o sistema a trabalhar com velocidades e voltagens superiores a padrão) no seu computador, reverta as memórias para o padrão recomendado pelo fabricante. Travamentos e instabilidades do sistema que são resultados do "overclocking" não recebem suporte pelo Steam ou pelo fabricante do seu hardware.


As recomendações para problemas apresentadas aqui irão resolver os travamentos (crashes) mais comuns reportados pelos usuários do Steam


Problemas básicos

1. A Ferramenta de Diagnóstico Steam (Steam Dignostic Tool) pode identificar e prover recomendações para os problemas para muitos problemas comuns - siga este link para gerar um relatório de diagnóstico: steam://support/?Issues=*Ferramenta de Diagnóstico Steam
2. Verifique os tópicos Programas que interferem no Steam e o Espiões, adware e vírus interferindo no Steam para assegura-se que os problemas que você está tendo não estão relacionados a uma atualização recente do Steam, um programa que é reconhecidamente causador de problemas no Steam ou programas maliciosos.

Instale as atualizações para a sua BIOS, drivers, Windows e DirectX

1. Execute o Windows Update.
2. Baixe (download) e instale a última versão do DirectX em Página de Download da Microsoft do DirectX.
3. Veja o tópico Atualizando drivers para obter instruções para verificar a versão dos drivers (controlador) da sua placa de áudio e vídeo e visitar links (referências) para os sites do fabricantes destes dispositivos (placas de som "on-board" terão seus drivers no site do fabricante da placa-mãe). Lembre-se de desinstalar os drivers antigos antes de instalar os novos e verifique por problemas ou conflitos conhecidos dos novos drivers.
4. Verifique o tópico Informações e drivers de placas-mãe para obter os links para os fabricantes das placas-mãe e baixar os respectivos drivers e atualizações para a sua BIOS.
5. Tente abrir o jogo novamente - se você continua tendo problemas, vá para o próximo passo de recomendações.

Use opções de inicialização do jogo para componentes com problemas

1. Desabilite a sua placa de som através do Gerenciador de Dispositivos do Windows e tento rodar o jogo novamente. Verifique o artigo da Microsoft Knowledgebase (em inglês) Resolvendo Conflitos de Dispositivos com o Gerenciador de Dispositivos para obter instruções de como desabilitar um dispositivo. (Se desabilitando a placa de som resolve a questão, veja este outro artigo da Microsoft Knowledgebase (em inglês) Como gerenciar dispositivos no Windows XP com instruções de como resolver conflitos de dispositivos).
2. Revise o tópico "Definindo opções de inicialização dos jogos" para instruções de como testar a inicialização do jogo com as seguintes opções: -nosound -window -dxlevel 70 +mat_forcehardwaresync 0 (se estas opções de incialização não resolverem a questão, pule os passos seguintes nesta seção e vá para para a próxima seção)
3. Se o jogo roda sem travar (crashing), remova a opção de inicialização -nosound e configure as opções do DirectX de aceleração de som via hardware para o "BÁSICO" executando o comando DXDIAG, selecionando a aba Som e movendo a barra deslizante da opção Nível de aceleração de som do Hardware para a segunda menor aceleração possível. (Se estas opções não resolverem a questão, pule o passo seguinte nesta seção e vá para para a próxima seção)
4. Se o jogo continuar sem travar, remova a opção de inicialização -window e revise o tópico "Restaurando as configurações de vídeo e forçando um modo de vídeo" para obter instruções de como diminuir gradativamente a resolução, níveis de detalhe até que você encontre o nível ideal da opção de inicialização -dxlevel.

Teste a memória do sistema e procure por conflitos de drivers

1. Se o problema persistir, faça o donwload do programa de teste de memória RAM Memtest86 e execute-o para determinar se o problema é causado por falha da memória RAM. (Pentes de memória que falharem no teste, deverão se substituídos)
2. Verifique a BIOS para certificar-se de que o tempo de acesso a memória RAM (timing) está correto. (Se você possue memória RAM com tempo de acesso 3.0 no seu computador). Revise o tópico para obter os links dos sites dos fabricantes de placas-mãe se você não está certo de como proceder para verificar a BIOS de sua placa-mãe.

Contate o suporte do Steam

Se você confirmou que o problema apresentado não se trata de flaha de memória e não está confortável com as recomendações de configurações avançadas do sistema apresentadas abaixo, você deverá entrar em contacto com o Suporte do Steam para obter mais recomendações na resolução do problema.

1. Prepare um relatório MSINFO seguindo o processo detalhado no tópico Relatório MSINFO32.
2. Veja o tópico Contactando o suporte e cobrança da VALVE para fornecer o seu arquivo com o resultado do seus teste SteamResults.html e o seu relatório MSINFO32.

Recomendações de configurações avançadas do sistema

Estas recomendações são para usuários avançados - não faça nenhuma alteração na BIOS da sua placa-mãe até que você esteja completamente familiarizado com a documentação fornecida pelo fabricante da sua placa-mãe

1. Desabilite o "FastWrites"
2. Se você está usando uma placa de vídeo AGP 8x em uma placa-mãe com AGP8x, tente colocá-lo em 4x
3. Faça um teste colocando as opções "AGP Aperture" e "Graphic Windows Size" em 128 e 256 respectivamente.
4. Desabilite as opções "Shadowing" ou "Memory Hole"
5. Desabilite a opção "Cache Video BIOS"
6. Deifina a opção "AGP Driving Mode" como "Auto"
7. Ajuste a voltagem do AGP para 1.6v

Fonte: http://www.steampowered.com