•  
     

Remédio para diabete pode combater câncer, diz estudo

Pesquisadores espanhóis descobriram que a metformina, um dos remédios mais utilizados no tratamento da diabete do tipo 2, tem um efeito anticancerígeno nos tumores de mama.

Estudos anteriores já haviam demonstrado que os pacientes com diabete tratados com este remédio tinham risco menor de sofrer um câncer de mama.

As pesquisas realizadas reforçam a hipótese que a causa de alguns tumores são alterações no metabolismo das células, que seriam parecidas às que causam doenças como obesidade e diabete.

Neste sentido, os dois estudos agora apresentados apontam que os medicamentos contra estas doenças poderiam ser úteis também para combater o câncer, e que o mecanismo descoberto também poderia ser muito útil em outros tecidos, como o cardíaco.

As pesquisas foram feitas por cientistas do Instituto Catalão de Oncologia (ICO) de Girona e do Instituto de Pesquisa Biomédica de Girona Dr. Josep Trueta (IdIBGi) e realizadas em cultivos de células tumorais.

Ambas as pesquisas, dirigidas pelo espanhol Javier Menéndez, foram publicadas simultaneamente nas revistas Cell Cycle e Annals of Oncology

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/in ... 47,00.html
 
xD... dahora.